quinta-feira, 30 de junho de 2011

Moradores jordanenses recebem cursos do Festival

Trabalho social do Festival traz oportunidades para a comunidade
Campos do Jordão, conhecida por abrigar durante o inverno uma temporada de luxo e sofisticação, é também uma cidade com altos índices de vulnerabilidade social. O Festival de Campos do Jordão tem o compromisso de atender a população carente da cidade durante o mês de julho, com um programa de trabalho social que existe desde 2009. O objetivo é deixar um legado cultural e social para a comunidade de Campos, que há mais de quatro décadas acolhe o Festival e apenas há três anos passou a participar ativamente do evento.

Para este ano, a grande novidade é um trabalho destinado a adultos que trabalham com cultura em Campos do Jordão. O Festival oferecerá atividades específicas da área de música, com as Clínicas de Aperfeiçoamento Musical e Elaboração de Projetos Socioculturais. As Clínicas serão oficinas organizadas pelo Festival, ministradas por professores do programa pedagógico do Festival e por profissionais da área de gestão cultural da Santa Marcelina Cultura. As Clínicas têm o objetivo de lapidar os conhecimentos dos músicos locais e proporcionar aos participantes o convívio com professores de renome internacional, além de fornecer meios para que os grupos de artistas locais consigam se estruturar para construir a sustentabilidade de suas atividades, com noções sobre formatação de projetos, planejamento de produção, implementação de estratégias de comunicação, prestação de contas, captação de recursos, entre outros. Clique aqui para acessar a programação das Clínicas de Aperfeiçoamento.

Além das Clínicas de Aperfeiçoamento Musical, serão oferecidos também dois cursos, dando continuidade às iniciativas já realizadas em 2010: Música na Escola, destinado aos professores da rede pública local e Música e Cidadania, destinado às crianças e jovens de Campos do Jordão.
Música na Escola é um curso de extensão universitária certificado pela UNESP, com consultoria da Prof.ª Dr.ª Yara Caznok. Formará 100 professores da rede municipal de ensino de Campos do Jordão para capacitá-los a ministrar conteúdos de música aos alunos. Os professores que frequentarem o Música na Escola terão conhecimentos sobre linguagem musical, sobre a prática de ensino de música e sobre a importância da música no desenvolvimento integral do aluno. A partir das ferramentas oferecidas pelo curso, poderão criar conteúdos consistentes para esse ensino na sala de aula.

Música e Cidadania é um curso de iniciação musical para crianças e adolescentes. As atividades irão propor diversas dinâmicas educativas relacionadas à música. Elementos específicos da linguagem musical serão desenvolvidos por meio de pesquisas sobre ambiente sonoro, criação coletiva e execução de peças musicais vocais e instrumentais, jogos e atividades de escuta musical, entre outros, sempre buscando um resultado de qualidade estética. Essas atividades contarão com um acompanhamento especial de assistentes sociais, que atuarão diretamente com as crianças, os adolescentes, as famílias dos participantes e com a comunidade.
Período das atividades

Este conjunto de atividades será realizado paralelamente à programação artística e pedagógica do Festival, de 11 a 16 de julho, na Escola Estadual Theodoro Corrêa Cintra. Este ano, o projeto será realizado pela equipe social e pedagógica da Santa Marcelina Cultura em parceria com o Instituto de Artes da UNESP e representantes da Prefeitura de Campos do Jordão e Organizações Não-Governamentais locais.

As atividades serão complementadas com ações de formação de plateia, com a realização de concertos em asilos e outras instituições sociais e diversos concertos da programação artística do Festival (que terão ingressos a preços populares e gratuitos).

Inscrições

Para os interessados em participar dos cursos, as inscrições já estão abertas e vão até o dia 08/07/2011, sexta-feira. O interessado deve imprimir a ficha de inscrição para o curso de seu interesse (disponível para download abaixo), preenchê-la e entregar pessoalmente na Secretaria de Cultura de Campos do Jordão.

Dúvidas sobre inscrições:
Secretaria Municipal de Cultura de Campos do Jordão - tel.: (12) 3664 3524 (12) 3664 3524

Clique para baixar Ficha de inscrição:

http://www.festivalcamposdojordao.org.br/kcfinder/upload2011/files/inscricao_musica_na_escola%283%29.pdf

Ficha de inscrição para Música e Cidadania:

http://www.festivalcamposdojordao.org.br/kcfinder/upload2011/files/inscricao_atividades_adultos.pdf

Ficha de inscrição para Clínicas de Aperfeiçoamento Musical e Elaboração de Projetos Socioculturais:

http://www.festivalcamposdojordao.org.br/kcfinder/upload2011/files/inscricao_clinicas.pdf

Nenhum comentário: