quinta-feira, 9 de junho de 2011

Orquestra Sinfônica de Sorocaba e corais convidados apresentam ‘Carmina Burana’

O Teatro Municipal Teotônio Vilela receberá no dia 12 de junho a cantata “Carmina Burana”. O concerto especial será apresentado pela Orquestra Sinfônica de Sorocaba, acompanhada por três corais: Madrigal Vivace (Jundiaí), Coro Contemporâneo de Campinas e Coral Infanto-Juvenil Canarinhos da Terra (Campinas).
A cantata será regida pela maestrina Vastí Atique, mestre em música pela Unicamp. O concerto terá a participação de três solistas: Maria Augusta Bacellar (soprano), Guga Costa (tenor) e Vinicius Atique (barítono).
Segundo Vastí, “Carmina Burana” é uma das obras mais importantes do século 20. “É de extrema exuberância, tem um grande apelo popular e aproxima o repertório sinfônico do grande público”, diz.
Além do Teatro Municipal Teotônio Vilela, o concerto também passará pelo Teatro Polytheama, em Jundiaí, no dia 11 de junho, em comemoração ao centenário do espaço.
‘Carmina Burana’
“Carmina Burana” é uma cantata elaborada com poemas medievais que têm como temas a exaltação do jogo, do amor e do vinho. A obra tem a estrutura musical de uma ópera, mas o destaque fica na movimentação em cena por parte dos cantores e cantoras.
A obra foi musicada por Carl Orff após a descoberta de um rolo de pergaminho encontrado no Convento do Beneditino de Benediktbeuern, em um mosteiro da ordem de São Bento, na Alemanha, em 1837. Os poemas datam aproximadamente os séculos 17 e 18.
Carmina Burana, composta por nove movimentos, foi apresentada pela primeira vez em 1937, com a intenção de trazer o grande público ao teatro. A abertura da cantata (“Ó Fortuna”) é bastante popular e utilizada em diversos filmes e produções televisivas e cinematográficas.

Serviço
Cantata “Carmina Burana”
Dia 12 de junho
Horário: 18h
Ingressos: R$ 2,00
Local: Teatro Municipal Teotônio Vilela (Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes s/n)
Telefone: (15) 3233-2220 / 15) 3233-2220

Nenhum comentário: