segunda-feira, 13 de junho de 2011

Os Solistas do San Carlo

Voltado para a divulgação do repertório de câmara italiano, o grupo apresenta obras de Puccini e Verdi.
Escrito por Francisco Conte
Qua, 08 de Junho de 2011 15:13
"I Solisti del San Carlo", renomado quarteto de cordas, se apresenta dia 16 de julho, no Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro. O recital, que tem o apoio da Escola de Música da UFRJ, começa às 19h, na Sala Itália, Av. Presidente Antônio Carlos, 40, 4º andar. A entrada é franca.

No programa, duas peças compostas para quarteto de cordas por Puccini e a única página musical de câmara conhecida de Giuseppe Verdi: o raro manuscrito “Quartetto per archi in mi minore”, composto em março de 1873, em Nápoles e, ainda hoje, pertencente ao acervo da biblioteca do Conservatório “San Pietro a Majella” de Nápoles.

For¬mado por Mariana Muresanu, violino; Giuseppe Navelli, violino; Filippo Dell’Arcprete, viola; e Ilie Ionescu, violoncelo, o grupo se constituiu a partir da "Orchestra del Teatro di San Carlo" da cidade de Nápoles e completou 25 anos atividade. Na Itália o quarteto se apresentou em centenas de concertos nas salas de maior prestígio como: Teatro dell'Opera de Roma, Teatro San Carlo de Nápoles, Teatro Rossini de Pesaro, Teatro Manzoni de Milão, Sala dei Gi¬ganti de Pádua. No exterior, nos Festivais Internacionais de: Linz, Nice, Amsterdam, Maastricht.

Nenhum comentário: