terça-feira, 31 de maio de 2011

Sinfônica da USP e CoralUSP se apresentam juntos

Espetáculo na Sala São Paulo celebrará parceria e contará com a participação
de convidados especiais
Um concerto de altíssimo nível vai selar a parceria entre a Orquestra Sinfônica da USP e o CoralUSP, que vêm assumindo um importante papel no cenário musical brasileiro, sob o comando da Universidade.

Depois de meses de ensaios, a primeira apresentação em conjunto será realizada em 4 de junho, na Sala São Paulo, e contará com a participação de convidados especiais, como o violonista russo Shlomo Mintz, elogiado pela sua musicalidade impecável e versatilidade.

A aproximação da Osusp e do CoralUSP, iniciada no ano passado, faz parte do projeto da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária de criar um polo cultural e unificar os grupos artísticos da USP. “A junção possibilitou um rico intercâmbio de conhecimentos, equipes mais preparadas e maior aprendizado para os músicos”, destaca o Prof. Dr. Edson Leite, diretor da orquestra.

No concerto de 4 de junho, que terá a regência de Ligia Amadio, uma das mais destacadas maestrinas da atualidade, a Osusp apresentará Bleublancrouge (versão II), de Raul do Valle, e Concerto para violino e orquestra em mi menor, de Felix Mendelssohn. No encerramento da noite, será executada a peça Sinfonia Dante, de Franz Liszt, com a participação do coro feminino do CoralUSP.

A Temporada 2011, além de contar com a participação de solistas de renome nacional e internacional, inclui repertório formado basicamente por uma obra clássica ou romântica, uma obra do século XX e uma obra brasileira. “Essa é uma oportunidade muito especial de apreciar a boa música produzida na Universidade de São Paulo”, destaca o diretor da Osusp, Edson Leite.

Sobre a Osusp
A Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e teve como primeiro regente o renomado compositor Camargo Guarnieri (1907-1993).
Em 2006, a Orquestra recebeu o prêmio Carlos Gomes de Melhor Orquestra do Ano, concedido aos nomes mais expressivos da música erudita nacional.

Em 2008, em um concerto inédito no mundo, a OSUSP realizou o ciclo completo das Bachianas Brasileiras de Villa-Lobos. Em 2009, a maestrina Ligia Amadio assumiu o posto de regente convidada da OSUSP, oferecendo ao público desde então uma rica temporada de concertos que incluiu a participação de grandes nomes do cenário musical nacional e internacional.

A OSUSP abriu a temporada lírica do Theatro São Pedro em 2010 com cinco récitas da ópera Tosca, de Puccini, com sucesso de crítica e público.
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SERVIÇO:

Primeiro concerto em conjunto entre Osusp e CoralUSP
Data: 4 / 6 / 2011
Horário: 21h
Preço: de R$ 10 a R$ 50
Local: Sala São Paulo – Praça Júlio Prestes, s/ nº – Centro

Abertas inscrições ao VII Curso de Férias



Serão concedidas 90 bolsas para curso de oito dias em instrumentos de banda sinfônica

Estão abertas até 20 de junho as inscrições ao Coreto Paulista – VII Curso de Férias para Instrumentistas de Banda, evento promovido pelo Governo do Estado de São Paulo no período de 16 a 23 de julho, no Conservatório de Tatuí (interior de São Paulo). Serão oferecidas 90 bolsas, com direito a estadia, alimentação e transporte dentro do município, a instrumentistas de banda sinfônica. As inscrições são abertas a qualquer interessado.

O VII Curso de Férias, com direção artística de Dario Sotelo, oferecerá aulas individuais e coletivas de instrumentos de sopro e percussão, prática de banda sinfônica e prática de música de câmara. Os bolsistas selecionados terão direito à participação gratuita de todas as atividades e, ainda, às apresentações promovidas dentro do evento.

Serão selecionados bolsistas para os seguintes instrumentos: flautim (1 vaga), flauta (8), oboé (4), corninglês (1), requinta (1), clarinete (12), clarone (2), fagote (6), saxofone soprano (1), saxofone alto (4), saxofone tenor (2), saxofone barítono (1), trompa (8), trompete (8), trombone (8), bombardino (8), tuba (6) e percussão (9).

Os inscritos poderão efetuar testes de duas formas: por meio de teste presencial ou enviando DVD com repertório indicado (somente para aqueles que residirem a mais de 200km de Tatuí). O teste presencial será no dia 26 de junho. O resultado será divulgado a partir de 29 de junho.

Inscrições
Para se inscrever, é necessário preencher ficha disponível no site do Coreto Paulista. Após preenchimento, o candidato receberá, em seu email, mensagem de confirmação e solicitação de encaminhamento, via sedex ou carta registrada postada até o dia 20 de junho, dirigida ao Coreto Paulista - VII Curso de Férias (endereço Rua São Bento, nº 415 – CEP 18270-820 – Tatuí/SP) de cópia de documentos pessoais, fotos 3x4 e do comprovante de depósito da taxa de inscrição no valor de R$ 10,00, além de DVD com repertório de nível técnico avançado (caso o candidato opte pela seleção via audiovisual e não teste presencial, opção válida a residentes a mais de 200km de Tatuí). O depósito de R$ 10,00 deverá ser feito à favor de Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí, no Banco do Brasil, agência 6505-6, conta corrente 40.516-7. Caso selecionado, o bolsista efetuará pagamento de taxa complementar no valor de R$ 20,00.

Programação
Além das atividades pedagógicas (restritas a inscritos), o VII Curso de Férias conta com concertos abertos a toda população. A abertura do evento será no dia 16 com a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí (sob regência de Dario Sotelo). No dia 17, apresenta-se o Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí (sob coordenação de Luis Marcos Caldana). Nos dias 18, 19 e 20 acontecem recitais de Música de Câmara com professores e alunos do festival. No dia 21 haverá participação especial do University of Florida Chamber Players (Grupo de Câmara da Universidade da Flórida, Estados Unidos). No dia 22, o concerto será com a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, regida por Marcelo Jardim. O mesmo maestro regerá a Banda de Bolsistas do Curso de Férias no encerramento do evento, no dia 23.

Todas as apresentações acontecem às 20h30, no teatro Procópio Ferreira, à rua São Bento, 415.


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SERVIÇO:

Coreto Paulista - VII Curso de Férias
Data: de 16 a 23 de julho de 2011
Data de inscrições: até 20 de junho
Taxa: R$ 10
Local: Rua São Bento, nº 415 – CEP 18270-820 – Tatuí/SP
Informações: www.coretopaulista.com.br

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Nova regente da Osesp diz que Sala São Paulo vai mudar muito

A Lockerman Bundy Elementary School é um prédio escuro de fachada sóbria, localizado em West Baltimore, subúrbio barra pesada no qual se passa a famosa série de TV "The Wire", que retrata o submundo das drogas de uma das cidades mais violentas dos EUA. A vizinhança é formada por casinhas bem verticais, de tijolo aparente, onde uma população de desocupados e sem teto se esparrama, de olho em quem passa pela rua.
O que destoa nesse edifício é um selo colorido, estampado acima do nome da escola, com o nome do projeto que a Baltimore Symphony Orchestra realiza no local. Orchkids (o título é uma brincadeira com o nome da flor) introduz cerca de 300 crianças ao mundo da música clássica. Sua inspiração é o projeto El Sistema, da Venezuela, de onde saiu o maestro-prodígio Gustavo Dudamel.
De carro, em menos de dez minutos se atravessa a cidade dali até a sede da orquestra de Baltimore, conduzida desde 2007 por Marin Alsop, 54. A norte-americana, nascida em Nova York, será, a partir de 2012, também regente titular da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), a princípio por cinco anos, em substituição ao francês Yan Pascal Tortelier.
Alsop é a principal maestrina hoje em atividade. Já foi regente da Bournemouth Symphony, da Inglaterra, e atua regularmente, como convidada, em orquestras que estão entre as principais do mundo, como a New York Philarmonic e a London Symphony, entre outras. O conjunto de Baltimore está entre os dez principais dos EUA.

A maestrina Marin Alsop prepara-se para reger a Osesp a partir de 2012 e começa a se arriscar no português
Nessa tarde de início de primavera no hemisfério norte, Alsop recebe Serafina para a entrevista. O local é o condomínio onde vive, a cinco quadras da sede da orquestra. Trata-se de uma antiga igreja desocupada. A cama de Marin está debaixo do principal vitral colorido da abadia. A nova maestrina da Osesp não gosta só de sons, mas também de cores.
Apesar de saber das diferenças de escala e população entre São Paulo e Baltimore, cidade de apenas 800 mil habitantes, Alsop acredita que é possível levar para o Brasil o mesmo conceito por trás do Orchkids e de outros projetos de inserção e acessibilidade.
"Bom dia" ainda são as poucas palavras que Alsop sabe falar em português, idioma que está aprendendo. A principal dificuldade: "A língua falada não soa como o que está escrito", revolta-se.
Por Skype, a regente tem conversado com o diretor artístico da Osesp, Arthur Nestrovski, e o diretor executivo, Marcelo Lopes. A pauta das conversas inclui um ambicioso programa de gravações que deve ter início no ano que vem e as futuras viagens do conjunto. Alsop não dá detalhes, mas lança pistas do caminho que pretende seguir com a orquestra paulistana.
ESTILOS DIFERENTES
Diz que o principal objetivo é elevar a qualidade artística do grupo, mas quer mais. "É preciso que se saiba executar bem Prokofiev ou Strauss, mas também é necessário mostrar por que essa orquestra faz sentido, o que possui de único, o que pode seduzir por ser diferente. E esse elemento tem de ser a música brasileira." Apesar desta certeza, Alsop ainda está se iniciando na área. Conhece pouco e começou a ouvir com mais rigor recentemente. O que mais tem gostado, por ora, é de Camargo Guarnieri e Almeida Prado.
Seu interesse pelo assunto mostra que possui um estilo distinto de seu antecessor. Apesar de ter regido obras brasileiras, Tortelier conviveu com críticas por aparentar interessar-se pouco pelo repertório nacional. Já Alsop mostra-se naturalmente vocacionada a buscar esse elemento como um diferencial na orquestra que irá assumir, por pertencer a uma escola diferente e talvez mais moderna de maestros.
Outro dos objetivos é inserir a Osesp no circuito de prestígio de festivais e grandes salas de concerto. "Chego à Osesp com um contexto, pois estive nesses lugares, então posso abrir portas."
Sobre o convite para assumir o cargo, Alsop disse que se sentiu seduzida pelo entorno da orquestra. "As pessoas que estão ligadas a ela são muito inteligentes e agradáveis. Parecem homens da Renascença, que têm talento para várias coisas e vontade de investir em ideias novas." Alsop se refere a Nestrovski, ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (presidente do conselho da Fundação Osesp) e ao editor Luiz Schwarcz, da Companhia das Letras (que presidiu o comitê de busca pela nova regente).
Elogia a qualidade artística da Osesp, mas principalmente a recepção positiva dos músicos a propostas novas. "Eles reagem rápido. Gosto desse ambiente, diferente do que encontro em orquestras da Europa e dos EUA, onde muitas vezes vejo apenas apatia, até depressão. Na Osesp há possibilidade de fazer algo além do que já existe. Me agrada construir orquestras. Não só simplesmente chegar num lugar e reger."
Evita falar dos antecessores. Tortelier é conhecido em Baltimore, onde vem reger com frequência. De John Neschling ouviu falar apenas agora. Sabe que sua gestão foi problemática, mas esquiva-se de tratar do assunto. "Em alguns casos, é melhor chegar num lugar sem saber muito bem o que aconteceu antes."
Alsop virá ao Brasil em junho e em agosto para reger a Osesp, ainda como convidada. A estreia como titular será no primeiro concerto do calendário de 2012, no dia 8 de março,com um programa ainda a ser definido.

IGREJA
Alsop é disciplinada. Acorda todo dia às 5h, estuda e faz ginástica -faz questão de mostrar à reportagem os aparelhos em uma sala de sua casa-- e depois dedica-se à orquestra.
Nos EUA, tem duas casas. A do condomínio na igreja, e uma a 20 minutos dali, onde vivem a parceira Kristin Jurkscheit e o filho de ambas, Auden, 7. Na viagem que fará ao Brasil em agosto, trará a família, e pretende passar alguns dias na Amazônia com o garoto.


PRIMEIROS PASSOS
A música se impôs na vida de Alsop desde cedo. Filha de dois artistas da NYC Ballet Orchestra, começou tocando piano, aos 2. O violino chegou aos 6, e é o instrumento com o qual fez carreira acadêmica em Yale e na Juilliard School. A vontade de se tornar maestrina surgiu aos 9, quando assistiu a um concerto regido por Leonard Bernstein (1918-1990).
Passou a seguir o mestre, tornando-se anos depois sua aluna. Dele, diz que aprendeu que reger não é criar, mas sim tornar-se o veículo do compositor da obra. "Cada peça é uma narrativa e reger é fazer com que ela seja contada assim como o compositor a imaginou."
Conta que o aprendizado foi duro. "Não é como aprender um instrumento, pois você não tem o instrumento para praticar. Precisa de um grupo de pessoas."
Para ter certeza de que estava no caminho certo, Alsop, ainda adolescente, reunia amigos músicos para regê-los. Acabou virando uma orquestra informal, que durou muitos anos.


NOVA MÚSICA
Entusiasta da música contemporânea, Alsop chega neste ano à sua vigésima edição como diretora do Festival de Cabrillo, de San Francisco. "A música de nosso tempo é tão importante para refletir sobre ele como no passado aconteceu com a música de compositores famosos". E diz que, entre os novos compositores, seu preferido é Christopher Rouse. "Ele faz música dos extremos, muito alta quando é alta, muito silenciosa quando é silenciosa. O efeito que causa soa para mim como Beethoven deve ter soado em seu tempo."




SYLVIA COLOMBO
DE BALTIMORE

Quinteto de Metais da OSESP

O Quinteto de Metais da OSESP faz apresentação no dia 1 de junho, quarta-feira, às 17h, no Auditório da Unidade Luz.


Formação:
Antônio Carlos Lopes Junior -trompete
Flavio Gabriel -trompete
Marcos dos Anjos - tuba
Nicolay Alipiev -trompa
Fernando Chipoletti -trombone

Programa
George Gershwin
Selections from Porgy and Bess
Arranjo: Jack Gale
Enrique Crespo
Suite Americana
Leonard Bernstein
West Side Story
Arranjo: Jack Gale

sexta-feira, 27 de maio de 2011

PROGREME-SE - Eventos Músicais no final de semana




27 MAI SEX 21h00
28 MAI SÁB 16h30
29 MAI DOM 17h00

SÉRIE CORAL OSESP
CLAUS PETER FLOR REGENTE
CHRISTINE BREWER SOPRANO
LILLI PAASIKIVI MEZZO SOPRANO
MARIUS MANEA TENOR
FRANZ-JOSEF SELIG BAIXO
CORO DA OSESP
CORAL LÍRICO DE MINAS GERAIS

Programa:
GIUSEPPE VERDI
Missa de Réquiem

Séries Coral / de Câmara e Quarteto \Osesp – R$49 e R$56
À venda a partir de 60 dias antes de cada evento, na Bilheteria da Sala São Paulo
Ingressos também pela Ingresso Rápido 4003-1212 www.ingressorapido.com.br
Aposentados, pessoas acima de 60 anos, estudantes e professores da rede pública têm 50% de desconto, mediante comprovação
Recomendação etária: 07 anos
Cartões de crédito: Visa, Mastercard, American Express e Diners.

Programação completa no site osesp.art.br

Sala São Paulo (1484 lugares)
Pça. Júlio Prestes, s/nº
Bilheteria: 3223-3966

Estacionamento: 611 vagas (20 para Portadores de Necessidades Especiais e 33 para Idosos)
- R$ 10,00.

20h30: ORQUESTRA DE CÂMARA DA USP
Ensaio aberto

Grátis (retirar ingresso com 1 hora de antecedência)
Acesso irrestrito - Livre

Teatro Carlos Zara (CEU Butantã - 450 lugares)
Av. Eng. Heitor Antonio Eiras Garcia, 1700, Butantã
Fone: 3732-4560

20h00 – ORQUESTRA SINFÔNICA DE SANTO ANDRÉ
Regente: Carlos Moreno
Violino: Pablo De León
Violoncelo: Raiff Dantas

Programa:
RICHARD WAGNER:
Abertura da ópera Tannhäuser

JOHANNES BRAHMS:
Concerto Duplo para violino e violoncelo, em lá menor, op. 102

ANTONÍN DVORÁK:
Sinfonia nº 9, em mm Menor, op. 95 “Do Novo Mundo”

Entrada franca

Teatro Municipal de Santo André (475 lugares)
Praça IV Centenário, s/nº – Centro – Santo André
Fone: 4433-0789/ 4433-0786
Estacionamento do Paço Municipal. Ar-condicionado. Acesso para pessoas com deficiência

29 - DOMINGO

11h00: ORQUESTRA DE CÂMARA DA USP
OLIVIER TONI, regente
RENAN GONÇALVES, violino

Programa:
OLIVIER TONI:
Isso e Nada Mais

MAURICE RAVEL:
Tzigane
RENAN GONÇALVES, violino

IGOR STRAVINSKY:
Suites n°1 e n°2

DMITRI SHOSTAKOVICH:
Sinfonia de Câmara

Ingressos: R$ 8 e R$ 4

Auditório do MASP (374 lugares)
Av. Paulista, 1.578
Fone: 3251 5644

29 - DOMINGO

11h00: ORQUESTRA DE CÂMARA DA USP
OLIVIER TONI, regente
RENAN GONÇALVES, violino

Programa:
OLIVIER TONI:
Isso e Nada Mais

MAURICE RAVEL:
Tzigane
RENAN GONÇALVES, violino

IGOR STRAVINSKY:
Suites n°1 e n°2

DMITRI SHOSTAKOVICH:
Sinfonia de Câmara

Ingressos: R$ 8 e R$ 4

Auditório do MASP (374 lugares)
Av. Paulista, 1.578
Fone: 3251 5644

11h00: ORQUESTRA JOVEM TOM JOBIM
CONCERTOS MATINAIS
Regente: Roberto Sion

Programa
ROBERTO SION
Baile das Cores

EDU LOBO (arranjo Nelson Ayres)
Zanzibar - Arr. Nelson Ayres

CYRO PEREIRA
Baião

SÉRGIO BITTENCOURT (arranjo Roberto Sion)
Naquela Mesa

WALDIR AZEVEDO (arranjo Roberto Sion)
Brasileirinho

EDU LOBO E TORQUATO NETO (arranjo Edson Alves)
Pra Dizer Adeus

PIXINGUINHA (arranjo Roberto Sion)
1X0

TOM JOBIM E VINICIUS DE MORAES (arranjo Nelson Ayres)
Frevo de Orfeu

Para todos
Ingressos gratuitos, limitados a 4 por pessoa. Disponíveis na Bilheteria da Sala São Paulo desde a segunda-feira anterior ao concerto.
A partir de 5 ingressos, será cobrado o valor de R$2,00 (por cada ingresso).
Bilheteria da Sala São Paulo: T 3223.3966
Estacionamento: 611 vagas (20 para Portadores de Necessidades Especiais e 33 para Idosos) - R$12.
Duração: 60 min.
Indicação Etária: LIVRE
Acessibilidade: Sim

Sala São Paulo (1340 lugares – Séries Sinfônicas / 840 lugares – Séries de Música de Câmara, Recitais, Quarteto e Música Coral / 150 lugares - Sala do Coro - Série Um Certo Olhar)

Pça. Júlio Prestes 16
Bilheteria: (11) 3223-3966 begin_of_the_skype_highlighting (11) 3223-3966

FESTIVAIS DE ARTES NO ESTADO DE SÃO PAULO - APOIO CULTURAL




Edital ProAC nº 05/2011



A SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA torna público o CONCURSO que fará realizar visando à seleção de projetos de FESTIVAIS DE ARTES NO ESTADO DE SÃO PAULO para apoio cultural, com observância na Lei Federal nº 8.666 de 21 de junho de 1993, Lei Federal nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 (Lei de Direitos Autorais), no que couber, na Lei Estadual nº 6.544, de 22 de novembro de 1989, e alterações posteriores, Lei Estadual nº 12.268, de 20 de fevereiro de 2006, bem como toda a legislação complementar relacionada ao ProAC, e em conformidade com as condições e exigências estabelecidas neste Edital e seus anexos.
• Data Inicial: 10/05/2011
• Data Final: 11/07/2011

LEIA O EDITAL ACESSANDO:

http://www.cultura.sp.gov.br/portal/site/SEC/menuitem.743e24c3aed90ec40fc55410e2308ca0/?vgnextoid=bca87cbc136df210VgnVCM2000004d03c80aRCRD&vgnextchannel=4923b23eb2a6b110VgnVCM100000ac061c0aRCRD

Pianista Claudio Votta se apresenta na Fundação Ema Klabin - SP

O Programa Tardes Musicais da Fundação Ema Klabin apresenta no próximo sábado, dia 28 de maio, às 16h30, um concerto com o pianista argentino Claudio Votta. O músico apresentará o espetáculo a "História do Tango em 90 minutos", com entrada franca.
Além de traçar uma linha cronológica da História do Tango, a apresentação mostrará outros ritmos de Buenos Aires como a valsa e a milonga, explicando a sua evolução desde o primeiro tango partiturado - o famoso "Don Juan" de Ernesto Ponzio (1898) - até a fase pós Astor Piazzola.

A série de concertos mensais que acontece na Fundação Ema Klabin até o mês de junho homenageia o "Centenário do Piano Érard". Fabricado em 1911 o instrumento possui uma mecânica particular e original da manufatura francesa Érard e foi restaurado especialmente para a temporada.

Antes do concerto musical, o público pode, das 15h às 16h30, realizar uma visita monitorada ao Museu e conferir o acervo de 1.545 obras oriundas de quatro continentes e diversas civilizações. Entre elas, telas de mestres da pintura como Lasar Segall, Portinari, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Marc Chagall e Frans Post.

Serviço:
Programa Tardes Musicais – Centenário do Piano Érard
28 de maio – Cláudio Votta “História do Tango em 90 minutos”
Horário: 16h30 Lotação :140 lugares
Visita ao acervo: Das 15h às 16h30 (agendar por telefone ou e-mail)
Custo: Entrada Franca.
Endereço: Rua Portugal, 43, Jardim Europa - São Paulo.
Mais informações: 011 3062-5245 011 3062-5245 ou pelo site www.emaklabin.org.br

O beco cultural

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Sinfonia da Paz no Auditório Ibirapuera - SP

Para melhor visualização clique sobre o banner

No próximo domingo às 11H00 a Orquestra Acadêmica de São Paulo e o Coral da Cidade de São Paulo, sob a batuta de Natália Laranjeira, apresentarão o Concerto Sinfonia da Paz.
O concerto será realizado no Auditório Ibirapuera e no programa obras de Edino Krieger, César Guerra-Peixe, Cláudio Santoro e Heitor Villa-Lobos.
No dia 28 de maio será realizado um ensaio aberto no Tendal da Lapa, às 11H30 na Rua Guaicurus, 1100, com entrada Franca

Serviço
Auditório Ibirapuera
Rua Pedro Alvares Cabral – Portão 2 – São Paulo – SP
Sinfonia da Paz
Orquestra Acadêmica e Coral da Cidade de São Paulo
Regência: Natália Laranjeira
11H00 – Ingressos: R$ 20,00 (inteira)

Orquestra Jovem Tom Jobim - SP

A Orquestra Jovem Tom Jobim tem como um dos seus objetivos o resgate de tradicionais obras de grandes compositores brasileiros. No próximo dia 29, sábado, às 11h, na Sala São Paulo, o grupo apresentará obras de Pixinguinha, Vinicius de Moraes e Edu Lobo, entre outros.
Sob regência de Roberto Sion, o concerto tem início com a canção Baile das Cores, composta pelo próprio regente da Orquestra. Em seguida, será apresentada Zanzibar, de autoria de Edu Lobo, que ganha arranjo de Nelson Ayres, e Baião, de Cyro Pereira. De Sérgio Bittencourt, será tocada Naquela Mesa e de Waldir Azevedo, Brasileirinho, ambas também com arranjo de Roberto Sion.
Outra obra de Edu Lobo que será interpretada é Pra Dizer Adeus, com arranjo de Edson Alves. Para encerrar a apresentação, foi escolhida Frevo de Orfeu, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, com arranjos de Roberto Sion e Nelson Ayres. A obra foi composta para o filme “Orfeu do Carnaval”, de Marcel Camus.

Entrada franca
Data: 29/5/2011
Horário: 11:00:00
Sala São Paulo Praça Júlio Prestes, s/n, Luz - Centro. Tel: (11) 3367-9500/3367-9500

Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí em novo concerto,

A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí – um equipamento do Governo do Estado de São Paulo – apresenta novo concerto a partir das 20h30 do sábado, 28. A regência será de Dario Sotelo.

O programa traz quatro obras. De Adam Gorb, o grupo apresenta “Adrenaline City”. Também serão apresentadas “Cantus Laetus – Concerto para Banda” (de David Gillinghan), “A Prole do Bebê no. 2” (de Heitor Villa-Lobos) e “Arrullo – Suite para Banda”, de Victoriano Valencia Rincón.

A Banda Sinfônica é um dos 11 grupos pedagógico-artísticos do Conservatório de Tatuí. Com dez CDs e um DVD gravados, a Banda Sinfônica foi fundada em 1985 e prima por repertório eclético e de alto nível. Tal repertório está focado em alta dificuldade, o que exige maior profissionalização e dedicação de seus integrantes; quanto de qualidade, reunindo obras que vão desde os clássicos para esta formação a composições originais. Ao atuar fortemente na execução de obras encomendadas, o grupo tornou-se internacionalmente reconhecido, tendo estreado composições de nomes como os de Edmundo Villani-Côrtes, referência nacional premiado diversas vezes pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte).

O repertório da Banda Sinfônica conta com mais de 90 obras originais especialmente escritas para ela. A representante dos mais antigos grupamentos de música de que se tem notícia no país, já se apresentou sob regência de importantes maestros brasileiros e estrangeiros. Também foi convidada especial em eventos realizados nos mais diferentes municípios do Estado de São Paulo.

SERVIÇO

Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Dario Sotelo, regente
28 de maio - 20h30
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415
Ingressos: R$ 10 (R$ 5 idosos, estudantes e aposentados) à venda das 15h às 19h na bilheteria do teatro ou até as 21h30 do dia do evento
Informações: 15 3205-8444 15 3205-8444

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Violinista italiano participará de concerto da ORSSE

Na próxima quinta-feira, 26, às 20h30, mais uma apresentação promete movimentar o palco do Teatro Tobias Barreto (TTB). A Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE) faz o terceiro concerto da série Cajueiros que, desta vez, traz o violinista italiano Emmanuele Baldini, que se apresenta ora como regente, ora como solista. Ele também é violino spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP).

Sob a direção artística do Maestro Guilherme Mannis, apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e patrocínio do Instituto Banese e do Banese Card, a série Cajueiros de concertos acontece sempre às quintas-feiras em datas pré-determinadas no TTB. Tem como característica uma programação atraente pela diversidade e pela participação de grandes nomes da música clássica nacional e internacional.

Além da série Cajueiros, a ORSSE possui as séries Mangabeiras, em dias diferenciados no TTB, Sons na Catedral, na Catedral Metropolitana de Aracaju, Orquestra na Estrada, concertos pelo interior do Estado, e uma programação extensa de música de câmara na série Terças Musicais.

Sobre o programa

Para este concerto, a música do século XX estará em destaque, representada pelos compositores Paul Hindemith (1895-1963) e sua sinfonia “Mathias o Pintor” Sergei Prokofiev (1891-1953) no Concerto para Violino e Orquestra n. 2 com solo de Emmanuele Baldini.

Mesmo sendo um compositor do século XIX, Richard Wagner (1813-1883) é considerado pelos musicólogos como um precursor e inovador, abrindo espaço para as novas e revolucionarias idéias do século XX. Seu “Prelúdio e Liebestod” da Ópera Tristão e Isolda é prova disso.

Sobre o solista

Tocando pela terceira com a ORSSE, Emmanuele Baldini foi aluno da classe de Virtuositè de Corrado Romano no Conservatório de Genebra. Estudou música de câmara com o Trio di Trieste e Franco Rossi, tendo se aperfeiçoado em Berlim e em Salzburgo com Ruggiero Ricci.

Vencedor de diversos concursos internacionais, deu início à carreira solo após vencer o Virtuositè de Genebra, e o 3º prêmio no concurso Lipizer, em Gorizia. Emmanuele foi spalla da Orquestra do Teatro Comunale de Bolonha, Orquestra de Trieste, Sinfônica da Galícia, tendo colaborado também com a Orquestra do Teatro alla Scala de Milão. Desde 2005 é spalla da Osesp e fundou o Quarteto Osesp, do qual é o primeiro violino.

Sobre o regente

Guilherme Mannis é diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE) desde 2006, onde tem dividido o palco com artistas como Maria João Pires, Michel Legrand, Nelson Freire, Jean Louis Steuerman, André Mehmari, Emmanuele Baldini, Daniel Guedes, Wagner Tiso, Amaral Vieira, Eduardo Monteiro, entre outros.

Como regente convidado, tem dirigido grupos como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), Amazonas Filarmônica, Orquestra de Câmara do Amazonas, Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, Sinfônica da Bahia, Sinfônica de Ribeirão Preto, Petrobras Sinfônica, Orquestra Sinfônica Carlos Chávez, Sinfônica Nacional da Bolívia, World Youth Orchestra, Sinfonica di Roma entre outros.

Ópera A Viúva Alegre de Franz Lehár no Teatro São Pedro - SP

O Theatro São Pedro reapresenta A Viúva Alegre, a opereta mais conhecida de Franz Lehár, composta em 1905.
A Viúva Alegre passa-se em Paris onde o embaixador de um país europeu imaginário empenha-se em fazer com que a rica viúva Ana se case com um compatriota, para que sua fortuna permaneça no país. Nomes como Gabriella Rossi (Hanna Glawari), Edna D´Oliveira (Valencienne), Sebastião Teixeira (Graf Danilo Danilowitsch) e Miguel Geraldi (Camille de Rosillon) se apresentam na sexta (27.05) e domingo (29.05).
Elenco: Gabriella Rossi (Hanna Glawari), Edna D´Oliveira (Valencienne), Sebastião Teixeira (Graf Danilo Danilowitsch), Miguel Geraldi (Camille de Rosillon), Marcos Liesenberg (Raoul de Saint-Brioche), Giovanni Tristacci (Vicomte Cascada), Saulo Javan (Baron Mirko Zeta), Johnny França (Bogdanowitsch), Alexandre Tenório (ator).


Serviços:
Theatro São Pedro
Sala Principal - 636 lugares (balcão 1 - 110, balcão 2 - 124, platéia - 396); 06 lugares para deficientes físicos na platéia (sendo 3 p/ acompanhantes)
Rua Barra Funda, 171 - Barra Funda
São Paulo - SP
Estações do Metrô Próximas: Marechal Deodoro
Ar-condicionado
Acessibilidade para Pessoas com Necessidades Especiais (exceção para balcões 1 e 2)
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)
Indicação Etária: 8 ANOS
Informações: (11) 3667-0499 (11) 3667-0499 (de quarta a domingo, das 14h até 19h)
Horário da bilheteria: de quarta a domingo, das 14h às 19h ou até o início do espetáculo; para os concertos matinais aos domingo, abertura às 10 horas
Cartões: Visa e Visa Electron
Venda Antecipada: www.ingressorapido.com.br / (11) 4003-1212 (11) 4003-1212

Jazz no Ibirapuera

Carla Cook

Jazz Sinfônica recebe a cantora de jazz norte-americana Carla Cook.
A apresentação faz parte da série Jazz +, realizada pelo Governo de São Paulo
Dias 27, 28 e 29 de maio, a série Jazz + 2011 traz a cantora norte-americana Carla Cook para o palco do Auditório Ibirapuera. Na sexta e no sábado (27 e 28/5) as apresentações acontecem dentro do Auditório, a partir das 21 horas, os ingressos custam R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada). No domingo (29/6), às 17 horas, o concerto será gratuito, voltado para a platéia externa, com o patrocínio da Telefônica. A regência é do maestro Fábio Prado. A série Jazz + é realizada pelo Governo de São Paulo, com produção da APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte.
“Ao lado de Carla Cook, que tem tudo para ser um grande ícone da música norte-americana, a orquestra apresenta conhecidas canções dos anos 40 e 50 como It had to be you, de Isham Jones e Gus Kahn; I Concentrate on You, de Cole Porter e The More I See You, de Harry Warren e Mack Gordon, a maioria com tratamento jazzístico”, afirma o maestro Fábio Prado.
A Jazz Sinfônica abre o concerto com Ellington`s Medley, um arranjo de Laércio de Freitas, que mistura jazz e bossa nova. Na sequencia, é apresentada a suíte Jerome Kern, uma fantasia inspirada de Cyro Pereira, que transpõe para o palco o clima dos Night Clubs dos anos cinquenta. No programa ainda estão Softly as in a Morning Sunrise, de Sigmund Romberg e Oscar Hammerstein II; Pieces of Dreams, de Alan Bergman, Marilyn Bergman e Michel Legrand; Too Close for Comfort, de Jerry Bock, George David Weiss e Larry Holofcener; If I were a Bell, de Frank Loesser; Misty, de Erroll Garner e Estate, de Bruno Martino e Bruno Brighetti.
Sobre Carla Cook - Natural de Detroit, começou a cantar ainda criança. Em Boston, formou seu primeiro conjunto de jazz e em 1990 se mudou para New York, onde se tornou ativa na cena dos clubes de Manhattan. Em 1999, Cook gravou seu primeiro álbum, It's All About Love. O CD recebeu uma indicação ao Grammy na categoria Melhor Vocal de Jazz Performance e foi premiado com o Prêmio AFIM Indie Award, como Melhor Vocal de Jazz em 2000. Em 2000, Cook gravou seu segundo álbum, Dem Bones e em 2002, gravou Simply Natural.
Sobre a Jazz Sinfônica – Criada em abril de 1990, a orquestra, que fez o seu primeiro concerto no Memorial da América Latina, no dia 08 de junho de 1990, já se apresentou acompanhada de alguns dos principais músicos populares brasileiros, como Tom Jobim, Milton Nascimento, Gal Costa, Edu Lobo, Toquinho, Ivan Lins, Nana Caymmi, Paulinho da Viola, João Donato, Naná Vasconcelos, César Camargo Mariano e Hermeto Paschoal. Além de importantes nomes internacionais: John Pizarelli, Gonzalo Rubalcaba, Ray Lema, Paquito d'Rivera, Phillipe Catherine, David Liebman, Jane Monreith, Diane Schurr e Regina Carter.

Serviço

Jazz Sinfônica – Jazz + Carla Cook
Data e horário: Sexta e sábado (27 e 28/5) às 21h
Domingo (29/5) às 17h
Duração: 90 minutos
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada), no domingo o show é gratuito
Bilheteria: 3629-1075
Local: Auditório Ibirapuera
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 2 do Parque Ibirapuera
Fonte: Assessoria de Imprensa Jazz Sinfônica

terça-feira, 24 de maio de 2011

Oboé e fagote: seleção para vagas remanescentes no Festival de Inverno de Campos de Jordão



Até 03 de junho (até as 12h, meio-dia, horário de Brasília) de 2011, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo para vagas remanescentes e suplentes para bolsistas do curso de oboé e vagas de suplentes de bolsistas do curso de fagote do 42º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão.

Os candidatos selecionados receberão uma bolsa para participar do 42º Festival, contemplando transporte de ida e volta entre São Paulo e Campos do Jordão e traslados durante o Festival; café da manhã, almoço e jantar; hospedagem; aulas, master classes e palestras e ingressos gratuitos para toda a programação artística do Festival.

Idade máxima

Podem participar deste Processo Seletivo músicos brasileiros ou estrangeiros com até 30 anos (nascidos a partir de 1º de janeiro de 1981).

Inscrições

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pelo site do Festival, na área de “Bolsistas / Inscrições 2011”.

Este ano, a seleção está sendo feita por meio de links de vídeos enviados pela internet, publicados no site Youtube (www.youtube.com). Assim, não serão realizadas audições presenciais com os candidatos. Confira os detalhes e o repertório no Edital do Processo Seletivo para vagas remanescentes – fagote e oboé no link abaixo:

http://www.festivalcamposdojordao.org.br/kcfinder/upload2011/files/Edital_bolsistas2011_remanescentes1_port_2011-05-19.pdf

O resultado será divulgado no dia 8 de junho, no site do Festival. O número de vagas disponíveis para cada curso dependerá da confirmação de matrícula dos aprovados em primeira lista.

Jazz Combo de Tatuí apresenta concerto didático

A Pequena História da MPB' terá quatro apresentações gratuitas em Tatuí e Adamantina
A Jazz Combo do Conservatório de Tatuí faz nos dias 26, 27, 30 e 31 deste mês apresentações da série “A Pequena História da MPB”. Os concertos didáticos, que unem música e aula sobre o gênero musical além de contexto histórico, serão apresentados em Tatuí e em Adamantina, com entrada franca. A coordenação é de Paulo Flores.

O programa traz obras de Chiquinha Gonzaga (“Gaúcho” e “Atraente”), Anacleto de Medeiros (“Farrula”), Ernesto Nazareth (“Brejeiro”), Heitor Villa-Lobos (“Choro n. 2” e “Trenzinho do Caipira”), Pixinguinha e Benedito Lacerda (“Naquele Tempo” e “Concerto pra Bateria”), Ary Barroso (“Aquarela do Brasil”), Radamés Gnattali (“Uma Rosa pra Pixinguinha” e “Pé de Moleque”), Tom Jobim (“Luiza” e “Deus e o Diabo na Terra do Sol”) e Moacir Santos (“Coisa n. 2” e “Maracatucute”).

O concerto didático, segundo o coordenador Paulo Flores, é uma viagem ilustrada com relatos, narrações e fotos de diferentes períodos da história. “Fazemos um passeio pelas vertentes que criaram a nossa cara musical para o mundo. Através da inspiração de alguns de nossos gênios musicais desde Chiquinha, Nazareth e Anacleto partindo na máquina do tempo à vapor, passando por Villa-Lobos, Benedito, Pixinguinha, Ary Barroso, Radamés, no auge da era do Rádio e chegaremos ao subway, no metrô, no trem do underground, do cool jazz que influenciou a nossa bossa nova, mas que de influenciada, muito mais influenciou a música mundial, pelas canetas de Jobim e Moacir Santos”, destaca o coordenador.

A primeira apresentação da série didática será às 20h30 do dia 26 de maio, no Teatro Procópio Ferreira em Tatuí. No dia 27, a apresentação será na Igreja Matriz de Santo Antonio, às 20h, em Adamantina. Nos dias 30 (15h) e 31 (10h) as apresentações são no Salão Villa-Lobos, em Tatuí. A entrada é franca e é possível realizar agendamentos para grupos de escolas ou instituições sociais.

A Jazz Combo do Conservatório de Tatuí é um dos 11 grupos pedagógicos-artísticos, que une professores e alunos de nível avançado. A série didática, realizada por todos os grupos, é uma maneira de formar novos públicos, entretendo e informando.

A MÚSICA CLÁSSICA POR TODO O ESTADO DE SÃO PAULO

Em sua quarta edição, em 2011 a turnê Osesp Itinerante percorre 10 cidades do estado de São Paulo oferecendo à população uma série de atividades gratuitas que incluem concertos sinfônicos ao ar livre, oficinas com músicos da Osesp, cursos de apreciação musical com professores especializados e diversos concertos de música de câmara e canto coral.

Estão no roteiro, Taubaté, São José dos Campos e Guaratinguetá (abril), Cubatão, Registro e Mongaguá (junho), Mauá, Suzano, Mogi das Cruzes, Valinhos, Tatuí e Sorocaba (julho) e Santos (dezembro).

Dedicando-se à missão de democratizar o acesso do grande público
à música sinfônica de qualidade, a Osesp lançou em 2008 - e repetiu em 2009 e 2010 - este projeto inovador, que alcançou grande repercussão. Foram o reconhecimento e a recepção do público de cada cidade, ao participar de diversos concertos, aulas e oficinas, que consolidaram a Osesp Itinerante como um projeto permanente.

Para participar das Oficinas e Curso de Apreciação Musical é necessário fazer a inscrição on-line.
Abertas as inscrições para as cidades de Cubatão, Registro e Mongaguá.

OFICINAS

As Oficinas de Cordas (violino, viola e violoncelo), Sopros (flauta transversal, oboé, clarinete, trompa e fagote) e Metais (trompete, trompa, trombone e tuba), com explicações sobre os instrumentos e execução comentada de trechos de obras, terão duração de duas horas e poderão ter participantes ativos e ouvintes, com ou sem conhecimento musical.
Recomendamos aos participantes que levem o seu instrumento.

CURSO DE APRECIAÇÃO MUSICAL

Destinado ao público com ou sem conhecimento musical, é composto por três módulos de três horas cada:

Módulo 1: Antiguidade, Idade Média (Ars Antiqua) e Renascença (Ars Nova)
Módulo 2: Barroco, Classicismo e Romantismo
Módulo 3: Impressionismo, Expressionismo
Classificação etária: 16 anos (para Curso de Apreciação Musical)



por Alexandre Félix

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Nosso blog no topblog 2011 - Participe votando

Como vocês puderam notar, no topo da nossa página está o selo que identifica os blogs participamentes do Premio Topblog 2011.

Na edição anterior ficamos entre os 100 melhores sites de música do Brasil, graças a participação dos leitores que votaram em nosso blog.

Vote no blog do Voz Ativa Madrigal, é simples, basta clicar sobre o selo azul localizado no canto superior direito da nossa página e aguardar insturção para votar, depois é só confirmar seu voto em seu e-mail.


OBRIGADO POR PARTICIPAR

George Washigton University Singers e Troubadours cantam em Santos e São Paulo

Regidos pela maestrina Gisele Becker, dois dos mais tradicionais grupos vocais dos Estados Unidos da América, o George Washigton University Singers e o grupo Troubadours, se apresentam no Brasil em maio.
A curta temporada começa em Santos, com um concerto neste domingo, dia 22 de maio às 17h, e na terça-feira, dia 24, os coros se apresentam às 12h30 no Centro Cultural de São Paulo com entrada franca.
As primeiras apresentações dos University Singers datam de 1899 e os primeiros Troubadours organizaram comédias musicais em 1927. Como embaixadores da Universidade George Washington, já se apresentaram na França, Itália, Islândia, Açores, Portugal, Bermuda, África e Japão. O grupo se apresentou com a Ópera Nacional de Washington e gravou a trilha sonora do filme “Flash Gordon”. Durante a Segunda Guerra Mundial, os University Singers e Troubadours viajaram para se apresentar para as tropas aliadas, em centenas de vezes.
No programa das apresentações brasileiras, canções folclóricas dos Estados Unidos e spiritual, dentre elas Alleluia de Randall Thompson, Praise His Holy Name, Hush!, Somebody's, Witness, Deep River e Ain't a That Good News, além da suíte Alice no País das Maravilhas.

Sai a lista de aprovados do Festival de Inverno de Campos de Jordão

Na última terça-feira o Festival anunciou os músicos que vão integrar o grupo de bolsistas da 42ª edição do evento. 163 músicos já foram selecionados nesta primeira lista, a partir de um universo de 555 músicos inscritos, para participar do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão “Dr. Luís Arrobas Martins”, maior festival de música clássica da América Latina. O material foi submetido às bancas avaliadoras, formadas por músicos renomados, muitos ligados à Escola de Música do Estado de São Paulo - Tom Jobim (EMESP Tom Jobim), organizadora do evento.

Acesse a lista com os nomes dos 163 candidatos selecionados, em ordem alfabética.

http://www.festivalcamposdojordao.org.br/kcfinder/upload2011/files/aprovados_lista_site_festival_pt_2011-05-19%281%29.pdf

Matrículas

Os selecionados na 1ª lista têm até o dia 25 de maio, às 18h, para fazer a matrícula. A partir desta data, começará a chamada dos suplentes.

Importante: Todos os candidatos devem manter seus vídeos no Youtube. Eventuais suplentes que não estiverem com seus vídeos online serão desclassificados.

Atividades dos bolsistas no Festival
De 2 a 24 de julho, os selecionados terão a oportunidade de vivenciar um intenso laboratório de prática musical com instrumentistas ligados a instituições de referência na música clássica no Brasil e no mundo. Serão aulas, ensaios, recitais e master classes, que abrangem, além dos instrumentos de orquestra, piano, harpa, violão, canto, composição e técnica de gravação de música clássica.


Em 2011, o Festival recebe grupos de câmara que são referências mundiais como o Arditti Quartet, Imani Winds, Mozart Piano Quartet, Zukerman Chamber Players e professores de destaque internacional como Mark Gothoni (violino), Pinchas Zukerman (violino), Elisa Fukuda (violino), Betina Stegmann (violino), Hartmut Rohde (viola), Peter Hörr (violoncelo), Matias de Oliveira Pinto (violoncelo), Catalin Rotaru (contrabaixo), Vincent Lucas (flauta), Keith Underwood (flauta), Christian Wetzel (oboé), Bostjan Lipovsek (trompa), Luiz Garcia (trompa), László Tóth (trompete), Roland Szentpali (tuba), Paul Rivinus (piano), Paulo Álvares (piano), Angela Cheng (piano), Florent Jodelet (percussão), Isabelle Moretti (harpa), Fabrice Pierre (harpa), Robert Harrison (voz), Silvio Ferraz (composição), entre muitos outros.


Orquestra do Festival

Visando o aprimoramento da Orquestra do Festival, composta pelos bolsistas, o grupo fará este ano, pela primeira vez, uma temporada de itinerância, percorrendo quatro cidades do Estado de São Paulo, além de duas apresentações em Campos do Jordão (uma delas na Praça Capivari e outro no Auditório Cláudio Santoro). Será ainda responsável pelo concerto que encerra o 42º Festival – a tradicional cerimônia na Sala São Paulo, que acontecerá dia 24 de julho. A ocasião marca também a entrega dos Prêmios Ayrton Pinto e Eleazar de Carvalho.


No programa da Orquestra do Festival, estarão obras dos brasileiros Almeida Prado e Heitor Villa-Lobos, além do Concerto para piano e orquestra “Imperador”, de Beethoven. Em todos os seus concertos, a Orquestra será regida pelo maestro e violinista Cláudio Cruz e terá a participação do pianista José Feghali como solista do Concerto “Imperador”.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

CURSO DE PRÁTICAS MUSICAIS E CUIDADOS DA VOZ



Objetivo: Cuidados e exercícios para profissionais da voz. Práticas musicais para professores de educação infantil (18 meses à 6 anos de idade).

Incluí no curso: certificado, apostila e CD.

Público alvo: professores, profissionais das áreas da saúde, educação e artes.

Vagas: 10

Ministrantes do curso:

Simone Sperança
Fonoaudióloga graduada pela UNESP e cantora profissional.

Eliane Okubo
Musicoterapeuta graduada pela FPA e especialização em Linguagens da Arte pela USP.

CRONOGRAMA DO CURSO

09:00 às 09:30 – Recepção

09:30 às 12:30 – Anatomia e fisiologia da voz
– Higiene vocal (práticas de aquecimento e desaquecimento)
– Prática de percepção corporal
– Técnicas de respiração constodiafragmática
– Ampliação da tessitura vocal através de jogos musicais.

12:30 às 14:00 – Almoço

14:00 às 17:00 – Dinâmicas de sociabilização (entrada, interação e despedida)
– Dinâmicas com as propriedades: ritmo, altura, trimbre e intensidade com sensibilização musical utilizando o canto e corpo.
– Dinâmicas para trabalhar memória.
– Como planejar e aplicar as práticas musicais na sala de aula.

Duração: 6 horas.

Data: 29/05 - Domingo, das 09:30 às 17:00 horas

Local: Centro Crescer - Avenida Água Fria, 1461 Água Fria

Inscrições: mediante pagamento Agência 2330, C/C 2891-6, Bradesco.

Telefones: 2935-6320 / 2265-6316 / 7877-3657

Investimento: R$ 120,00

Conservatório de Tatuí inscreve para Concurso Nacional de Piano



Sétima edição do Concurso de Música Brasileira faz homenagem a Francisco Mignone


O Governo do Estado de São Paulo abre as inscrições ao VII Concurso Nacional de Piano de Música Brasileira Maestro Spartaco Rossi do Conservatório de Tatuí. O concurso, que nesta edição faz homenagem ao compositor Francisco Mignone, distribuirá prêmios num total de R$ 14.900 em dinheiro aos vencedores dos quatro turnos, além de concertos e recitais. As inscrições são aceitas até o dia 17 de setembro e custam R$ 20.
O concurso é aberto a pianistas dos 8 aos 30 anos de idade, que competirão em quatro categorias diferentes: I Turno - 8 a 11 anos; II Turno – 12 a 15 anos. III Turno – 16 a 19 anos; e IV Turno – 20 a 30 anos. O concurso acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de outubro, e também integrará as atividades do VI Encontro Internacional de Pianistas do Conservatório de Tatuí (que vai, por sua vez, até 23 de outubro). Os primeiros 15 inscritos no concurso terão direito a alojamento gratuito (destinado a candidatos com mais de 18 anos).

Os três primeiros colocados de cada turno receberão prêmios em dinheiro, além de recitais e concertos (destinados ao grande vencedor). No I Turno, os prêmios serão, respectivamente, de R$ 400, R$ 300 e R$ 200. O primeiro, segundo e terceiro colocados do II Turno receberão prêmios de R$ 500, R$ 400 e R$ 300. Os vencedores do III Turno receberão R$ 1.500, R$ 1.000 e R$ 800. No IV Turno, o primeiro colocado receberá R$ 5.000; o segundo colocado receberá R$ 3.000; e o terceiro, R$ 1.500. Também serão conferidos dois prêmios especiais: “Melhor Intérprete de Francisco Mignone” e “Prêmio Zoraide Mazzulli Nunes” a um candidato do IV turno.

Os primeiros colocados dos Turnos I e II terão como premiação um recital solo na temporada 2012 da Sala Villa-Lobos no Conservatório de Tatuí. Já o primeiro colocado do III Turno terá como premiação um concerto com a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e o primeiro colocado do IV Turno terá como premiação um concerto com a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí.

Cada candidato deverá executar uma obra de confronto específica ao seu turno e uma obra de livre escolha de compositor brasileiro. As obras de confronto, que neste ano são obrigatoriamente do compositor Francisco Mignone, variam conforme o turno. Para o I Turno, é solicitada a obra “Valsinha”; para o II Turno, “Caixinha de Brinquedos nº 6 – Travessuras do Mascarado”; as obras do III e IV Turnos são, respectivamente,”Serenata Humorística”e “1º Movimento da 3ª Sonatina”.

O VII Concurso Nacional de Piano de Música Brasileira tem como objetivos incentivar a execução pianística e compartilhar conhecimentos dos pianistas brasileiros promovendo intercâmbio entre estudantes, professores e apreciadores de música; além de revelar e incentivar novos talentos e divulgar a obra pianística de compositores

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Conservatório de Tatuí oferece 68 vagas em cinco cursos



Inscrições para violão, trompa, trombone, tuba e piano estão abertas até 20 de maio

O Conservatório de Tatuí – uma instituição do Governo do Estado de São Paulo – está com inscrições abertas para os cursos de violão, trompa, trombone, tuba e piano. Ao todo, são 68 vagas e o início das aulas acontece ainda neste semestre. As inscrições devem ser feitas até 20 de maio.

Para o curso de violão erudito são oferecidas 31 vagas, sendo 16 para candidatos com conhecimento musical (a partir de 13 anos, sem limite de idade) e 15 para candidatos sem conhecimento musical (de 9 a 12 anos de idade). Os testes serão realizados no dia 20, às 13h20, no Setor de Violão Clássico (Anexo 8), à avenida Firmo Vieira de Camargo, 392.

As matrículas dos candidatos aprovados acontecem a partir do dia 23 e o início das aulas, na semana seguinte.

Para os cursos da área sopro – metais são oferecidas três vagas para trompa, 13 vagas para trombone e três vagas para tuba (para candidatos com ou sem conhecimento musical). As idades mínima e máxima variam de acordo com o curso. Para trompa, são recebidas inscrições de candidatos com e sem conhecimento musical com idade mínima de 9 anos e não há idade máxima. Para as vagas de trombone são aceitas inscrições de candidatos sem conhecimento musical com até 13 anos. No curso de tuba, a idade máxima é de 12 anos para candidatos sem conhecimento musical. Os testes acontecem no dia 23 de maio.

Para o curso de piano clássico são oferecidas 18 novas vagas, sendo 12 para candidatos com conhecimento musical e 6 vagas para candidatos sem conhecimento musical. A idade mínima estipulada é de 7 anos, sendo que os candidatos sem conhecimento musical devem ter até 10 anos de idade. Os testes serão dia 23 de maio.

As inscrições podem ser feitas até 20 de maio (exceto sábados e domingos), na secretaria do Conservatório de Tatuí, das 8h às 12h e das 14h às 17h, à rua São Bento, 406. É preciso apresentar RG e preencher ficha de inscrição, além de efetuar pagamento de taxa de R$ 40.

Os candidatos aprovados nos testes práticos serão convocados a efetuarem a matrícula. Os cursos oferecidos pelo Conservatório de Tatuí são gratuitos.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo email secretaria@conservatoriodetatui.org.br.

Inscrições a Novos Alunos
Até 20 de maio
Taxa: R$ 20,00
Cursos Gratuitos
Informações: 15 3205-8444

Orquestra Sinfônica da USP, Concertos dias 20 e 22 de maio.



A Orquestra Sinfônica da USP se apresenta dia 20.05 no Anfiteatro Camargo Guarnieri, às 12h., e na Sala São Paulo no dia 22 de maio, às 17h., sob a regência do convidado Claude Villaret (Suíça). No repertório, obras dos compositores Carlos Gomes, Nikolai Rimsky-Korsakov e o concerto para piano a quatro mãos de Alfred Schnittke que conta com a participação dos solistas Amilcar e Heloísa Zani.

Anfiteatro Camargo Guarnieri
Rua do Anfiteatro, 109 - Cidade Universitária
Dia 20.05 às 12h.
Entrada franca

CARLOS GOMES (1836–1896)
Abertura Salvator Rosa

ALFRED SCHNITTKE (1934-1998)
Concerto para piano a quatro mãos e orquestra de câmara

NIKOLAI RIMSKY-KORSAKOV (1844-1908)
Scheherazade, op.35

Pianistas: Amilcar Zani e Heloísa Zani
Regente convidado: Claude Villaret


Sala São Paulo
Praça Júlio Prestes, s/nº - Centro
Dia 22 de maio às 17h.
Ingressos: de R$ 10,00 a R$ 50,00 (inteira)
Estudantes, professores, aposentados e pessoas com idade acima de 60 anos têm 50% de desconto.

Orquestra Juvenil da Bahia se apresenta com Lang Lang em Londres



Com menos de quatro anos de existência, a Orquestra Juvenil da Bahia, grupo que é resultado do Programa Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) – idealizado e dirigido pelo pianista e maestro Ricardo Castro –, fez uma turnê pela Europa em 2010 e agora, no próximo sábado, dia 21 de maio de 2011, se apresenta no Royal Festival Hall de Londres com o pianista chinês Lang Lang.
O concerto faz parte do projeto “Lang Lang Inspires”, promovido pelo Southbank Centre, e o convite foi feito após o sucesso da primeira apresentação da orquestra em Londres no ano passado, durante o Brazil Festival.
Com apenas 28 anos, Lang Lang foi citado pela revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo. Considerado um astro pop da música clássica, Lang Lang se apresentou na abertura das Olimpíadas de Pequim em 2008 e no mesmo ano foi nomeado pela Recording Academy como Embaixador Cultural da China.
Neste concerto, a direção ficará a cargo do maestro venezuelano de 17 anos Ilyich Rivas, que regerá um repertório composto pela suíte O Pássaro de Fogo de Stravinsky, Rhapsody in Blue de Gershwin, Fontes de Roma de Respighi e o Concerto para piano nº 2 de Chopin, com Lang Lang como solista. No bis, já soubemos que Lang Lang tocará Tico-Tico no fubá, de Zequinha de Abreu.
Segundo Ricardo Castro, o grupo já tem agendado para o segundo semestre concertos no Victoria Hall de Genebra e na abertura do Festival Young Euro Classic no Konzerthalle de Berlim.
nsaio Aberto




Revista Concerto

Conheça a banca de seleção de bolsistas do Festival de Inverno de Campos de Jordão

Para participar como bolsista da 42ª edição do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, 161 candidatos já foram selecionados a partir de um universo de 555 músicos inscritos, que disponibilizaram um ou mais links de vídeo com sua performance no site do Festival. O material foi submetido às bancas avaliadoras, formadas por músicos renomados, muitos ligados à Escola de Música do Estado de São Paulo - Tom Jobim (EMESP Tom Jobim), organizadora do evento.

Nesta edição, a coordenação artístico-pedagógica está a cargo de Adriana Schincariol Vercellino, Renato Bandel, e o maestro e violinista Cláudio Cruz, que acumula também a função de regente da Orquestra do Festival.

Para avaliar os 555 candidatos inscritos para participar como bolsista do 42º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, a Coordenação Artístico-Pedagógica convidou 31 professores. Com a vantagem da seleção exclusivamente online, pelo siteYoutube, diversos professores estrangeiros ou brasileiros residentes no exterior. Confira a seguir quem são os músicos que selecionaram os bolsistas da 42ª edição, divididos por curso:

Violino: Daniel Guedes e Nelson Rios
Viola: Horácio Schaeffer e Marcelo Jaffé
Violoncelo: Fábio Presgrave e Matias Oliveira Pinto
Contrabaixo: Catalin Rotaru (Romênia) e Sergio de Oliveira
Flauta: Cássia Carrascoza e Marcos Kiehl
Oboé: Natan Albuquerque
Clarinete: Cristiano Alves
Fagote: Fabio Cury
Trompa: Luiz Garcia
Trompete: Edilson Nery e Fernando Dissenha
Trombone: Darcio Gianelli
Tuba: Luiz Serralheiro
Percussão: Eduardo Leandro
Harpa: Fabrice Pierre (França)
Piano: Eduardo Monteiro, Horácio Gouveia e Paulo Álvares
Violão: Camilo Carrara e Sergio Kafejian
Canto: Ricardo Ballestero e Robert Harrison (EUA)
Composição: Rodrigo Lima e Sergio Kafejian
Técnica de Gravação de Música Clássica: Carlos Eduardo Byington e Jakob Händel (Alemanha)

TV Cultura recua e readmite Julio Medaglia



Após demitir maestro Julio Medaglia no final de abril, a Fundação Padre Anchieta – mantenedora da Rádio e da TV Cultura – voltou atrás em sua decisão e recontratou o maestro, que há 24 anos fazia parte da emissora.
Após a demissão, a pressão do meio musical e de amigos do maestro, inclusive com uma carta escrita ao Governador Geraldo Alckmin, fez com que o maestro fosse chamado para uma reunião com o presidente da Fundação, João Sayad. Após uma hora e meia de conversas o maestro foi readmitido, deve voltar a ter um programa na Rádio Cultura e a posição de âncora do programa “Prelúdio”.

Atenção candidatos do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão




Atenção a todos os candidatos que participaram do processo seletivo do Festival de Festival de Campos do Jordão: todos devem manter seus vídeos no Youtube. Eventuais suplentes que não estiverem com seus vídeos online serão desclassificados.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Abertas inscrições ao 18º Festival de MPB


Festival de música instrumental brasileira acontece de 3 a 9 de julho no Conservatório de Tatuí

O Governo de São Paulo realiza no período de 3 a 9 de julho o 18º Festival de MPB – Painel Instrumental. As atividades voltadas à música instrumental brasileira acontecem no Conservatório de Tatuí, com coordenação de Erica Masson e assistência de coordenação de Tania Tonus. As inscrições podem ser feitas até 15 de junho no site www.conservatoriodetatui.org.br/painelinstrumental.

O Painel Instrumental é aberto a qualquer interessado, sem limitação de idade ou conhecimento musical. Os interessados podem se inscrever para participar de workshops e assistir a todas as apresentações e shows ou, ainda, para concorrer a uma das 45 vagas como bolsistas – neste caso, os aprovados também poderão assistir a oficinas de instrumentos.

Os workshops e oficinas serão ministrados por Nenê (ritmos para bateristas e percussionistas), Írio Jr. (piano), Vinicius Dorin (instrumentos de sopro), Rodrigo Morte (arranjo) e Thiago do Espirito Santo (baixo e guitarra). Um workshop também está confirmado com o Trio Corrente, formado por Fabio Torres, Edu Ribeiro e Paulo Paulelli.

A coordenação do evento deve finalizar a agenda oficial de shows na próxima semana. Mas entre os nomes já confirmados para as apresentações – que são abertas a todo público – estão os da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí sob regência de João Maurício Galindo, que fará a abertura do evento na noite do dia 3 de julho. Também estão confirmados os grupos Big Band do Conservatório de Tatuí Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí – com solistas a serem divulgados – Thiago do Espirito Santo e Outsid Big Band, Jazz Combo do Conservatório de Tatuí e Edmundo Villani-Côrtes e Trio Corrente (de Fabio Torres, Edu Ribeiro e Paulo Paulelli). Alunos do Painel Instrumental também fazem apresentação especial com os professores do evento. Outra participação especial será a do Rafael de Lima Quarteto (com o show “Transfigurações Brasileiras – Uma Perspectiva Musical”, realizado por meio do ProAc – Programa de Ação Cultural).


Inscrições
Interessados em concorrer às vagas de bolsistas ou se inscrever como participantes têm três opções: pessoalmente, via internet ou postagem pelos Correios. Para se inscrever pela internet basta acessar o site www.conservatoriodetatui.org.br/painelinstrumental e preencher ficha de inscrição, anexando o comprovante de depósito da taxa de inscrição no valor de R$ 20,00 e, para candidatos à vagas de bolsistas, enviando arquivos obrigatórios. Também é possível, após efetuar o depósito bancário, se inscrever pessoalmente à rua São Bento, 415, (Tatuí-SP) ou fazer o download da ficha de inscrição no site e postar o material pelos Correios.

Os 45 alunos bolsistas selecionados por meio de análise currículo e avaliação de gravação participam das oficinas ministradas pelos professores do dia 4 a 8 de julho e terão livre acesso aos workshops e apresentações. Serão selecionados cinco alunos bolsistas para cada instrumento/curso: arranjo, piano, bateria, guitarra, baixo elétrico, percussão, trompete, trombone e saxofone (sendo dois alto, dois tenores e um barítono). Os bolsistas que solicitarem também terão direito a alojamento gratuito.

Os alunos inscritos como participantes terão livre acesso às apresentações e workshops.
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SERVIÇO:

18º Festival de MPB – Painel Instrumental
Data das inscrições: até 15 / 6 / 2011
Taxa: R$ 20
Local: Rua São Bento, 415 – Tatuí – SP
Tel.: (15) 3205-8444 (15) 3205-8444
Informações: www.conservatoriodetatui.org.br/painelinstrumental

1º Curso de Formação de Músicos Atuantes em Hospitais e Instituições de Idosos



Carga: 408h, divididas em aulas teóricas, práticas, seminários e estágio supervisionado em hospitais e instituições de idosos.


AUDIÇÃO CLASSIFICATÓRIA de 26 de maio a 8 de junho de 2011


20 VAGAS


INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO CURRICULAR
Até 20 de maio de 2011: http://www.grupomaissaude.com.br/


Informações:
www.grupomaissaude.com.br
contato@premierhospital.com.br

(11) 5505 0835 (11) 5505 0835


Coordenação: Victor Flusser
Educador musical e compositor. Graduado em Composição e Regência na ECA/USP. Doutorado em Sociologia da Música pela Universidade de Aix-en-Provence (França). Responsável pelo diploma universitário de Músicos Atuantes na Área Social e da Saúde - CFMI (Centre de Formation de Musiciens Intervenants)
da Universidade de Estrasburgo, França.


Curadoria: Ivan Vilela
Músico e compositor. Possui mestrado em Composição pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutorado em Psicologia Social pela USP. É professor do Curso de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP,) onde leciona História da Música Popular Brasileira, Viola Caipira e Percepção.
Os músicos atuantes são profssionais com formação específca para atuar na área da saúde e adquirida em cursos de especialização com a duração de um ano. Trata-se de um novo campo de trabalho para músicos e cantores, já regulamentado na Europa, e que agora é oferecido pela primeira vez no Brasil. São pré-requisitos para a seleção: Currículo do candidato, boa habilidade técnica em instrumento portátil (fauta, violino, pandeiro, trombone, cello, clarineta, acordeão, viola, cavaquinho etc), qualidade de afnação e timbre vocal e facilidade de relação humana.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Hoje - Workshop Martin Fondse

Hoje, dia 17 de maio, às 16h30, o compositor, arranjador e pianista holandês, Martin Fondse, realiza o workshop Composição e Improvisação Contemporânea no Auditório Zequinha de Abreu da Unidade Luz.
Martin Fondse
O compositor, arranjador e pianista busca estabelecer um equilíbrio entre composição, improvisação, diálogo e expressão pessoal em suas composições. Seu trabalho abrange desde solos até peças para orquestra sinfônica. O músico tem sido premiado tanto por seus trabalhos orquestrais como por suas trilhas sonoras para filmes. Colaborou com artistas como Terry Bozzio, Peter Erskine, George Duke, Christina Branco, Eric Vloeimans, Nils Wogram e Matthew Herbert. Atualmente, tem se apresentado com a Starvinsky Orkestar, com Wolfert Brederode, Eric Vaarzon Morel, Jesse van Ruller e Claudio Puntin.

Data: 17/5/2011
Horário: 16:30:00
Local: Auditório Zequinha de Abreu - Largo General Osório, 147, Luz, São Paulo, SP

Coro de Camara da Academia Concerto, faz concertos preparatórios para turnê Polônia 2011.

O Coro de Câmara da Academia Concerto de Sorocaba, grupo profissional mantido pela instituição, fará série de três concertos antes de embarcar, ainda neste final de mês, para realização de sua turnê pela Polônia.
O grupo que é formado por 25 cantores tem na regência o maestro Altamiro Bernardes e tem na bagagem tanto obras do repertório coral universal quanto peças de compositores brasileiros, passando, inclusive, pela MPB.
Embora Altamiro Bernardes tenha permanente cuidado no preparo para este importante compromisso, os três concertos previsto para este mês certamente promoverá uma substancial melhora na performance do grupo de cantores deixando-os muito próximos do que objetivava o maestro no início do projeto.

Confira na programação abaixo o belo repertório preparado para esta turnê:

Sorocaba – 19 de maio – 20H00
Catedral Metropolitana
Praça Cel. Fernando Prestes – Centro.
Campinas – 20 de maio – 20H30
Paróquia Nossa Senhora das Dores
Rua Maria Monteiro, 1212 – Cambuí.
São Paulo – 21 de maio – 18H00
Igreja da Paz
Rua Verbo Divino, 392 – Granja Julieta.

Banda Sinfônica de SP se apresenta dia 18 de maio

A Banda Sinfônica do Estado de São Paulo se apresenta dia 18 de maio, quarta-feira, às 20h30, no Theatro São Pedro.

O espetáculo conta com a regência de Marcos Sadao Shirakawa e solos do oboísta Alex Klein.

Repertório:

Fernando Morais (1966) / Fantasy for Symphonic Band
James M. Stephenson (1969) / Duels and Dances – for solo oboist and wind ensemble
Frigyes Hidas (1928-2007) / Merry Music – for wind Band
Jan Van der Roost (1956) / Sinfonieta

SERVIÇO:

Banda Sinfônica do Estado de São Paulo
Data: 18 / 5 / 2011
Horário: 20h30
Preço: R$ 20
Local: Theatro São Pedro
Rua Barra Funda, 171 - Barra Funda – São Paulo - SP
Tel.: (11) 3667-0499 (11) 3667-0499

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Lei Rubem Braga apoia show de conceituada orquestra alemã‏ - ES

Hannover Chamber Orchestra

Com apoio da Lei Rubem Braga de Incentivo à Cultura, da Secretaria de Cultura de Vitória, a Capital do Espírito Santo é palco na próxima quinta-feira (19) do lançamento da Temporada 2011 da alemã Hannover Chamber Orchestra, um dos mais prestigiados grupos do mundo.
A apresentação acontece no Theatro Carlos Gomes, no Centro de Vitória, a partir das 20h e tem entrada franca. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes do evento (um por pessoa), na bilheteria do teatro.
Fundada na Alemanha em 1964, a Hannover Chamber Orchestra é composta por um seleto grupo de músicos. A regência é do maestro Adam Kostecki. O espetáculo a ser apresentado em Vitória faz parte da programação “Concertos Internacionais”. A realização é da Sociedade Capixaba de Educação Musical.

Mais Informações:
Vitor Lopes e Brunella França
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura de Vitória
www.vitoria.es.gov.br/semc
(27) 3132-8354 (27) 3132-8354 // 9956-3558 // 9827-1402 // 8875-1804


Beco Cultural

Conselho mantém Minczuk na OSB

Maestro pede demissão da direção do Teatro Municipal carioca para se concentrar na reestruturação da OSB


Desentendimentos surgiram no bojo de uma avaliação de desempenho imposta pela diração da orquestra e coicotada por parte dos instrumentistas. Amparada na lei e com aval jurídico, a Fundação OSB decidiu em um primeiro instante, demitir os insurgentes por justa causa, o que causou grande revolta no meio musical brasileiro. Grandes solistas, entre eles o pianista Nelson Freire, cancelaram sua participação na temporada.
Reconhecendo a gravidade dos fatos, a Fundação voltou atrás e convidou os músicos para novas negociações em busca de entendimento. A primeira proposta conjunta previa a substituição da demissão por uma suspensão de três dias e uma avaliação adaptada a um formato de música de câmara. Após assembleia dos músico, contudo, eles reivindicaram a anulação de qualquer penalidade e o cancelamento da avaliação. Além disso, “considerando a grave crise de relacionamento existente entre o atual regente titular e os integrantes do corpo orquestral, fruto da inabilidade do trato com os profissionais sob seu comando e da evidente incapacidade de gerenciar questões relacionadas ao dia a dia do conjunto”, os músicos solicitaram o afastamento definitivo do maestro Roberto Minczuk.
Finalmente, em 18 de abril, o Conselho da Fundação OSB decidiu por unanimidade “ratificar a proposta de readmissão dos músicos afastados, convertendo as justas causas em suspensão de dois dias”. O retorno imediato às funções regulares, ontudo, fiaria condicionado à realização da avaliação de desempenho, agendada para junho, !nos moldes sugeridos pelos próprios músicos na reunião do dia 08 de abril, entre representantes dos músicos e do conselho”. A deliberação mais surpreendente, contudo, foi o pedido da Fosb ao maestro e diretor artístico Roberto MInczuk para que ele se desligasse da direção artística do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, para se decdicar, “com exclusividade no Rio de Janeiro, à retomada da Temporada 2011 da OSB”. No mesmo dia, Minczuk apresentou sua renúncia ao Teatro Municipal. A Fosb ainda determinou o prazo do dia 25 de abrail para que os músicos se reintegrassem ao conjunto.
Além de outras propostas, a nota da Fosb encerra afirmando que “é importante deixar claro que a instituição é maior que todos e o conselho tem por missão garantir o melhor para sua perenidade e seu constante crescimento”





Revista Concerto
Maio 2011

CONCURSO BRASIL VOCAL CCBB ANUNCIA OS 12 ARRANJOS SELECIONADOS

O CCBB Rio realiza, em iniciativa pioneira, o projeto Brasil Vocal CCBB – Concurso de Arranjo Vocal, de âmbito nacional, com objetivo de fomentar o repertório de música brasileira para grupos vocais a capela e contribuir com o surgimento de novos arranjadores. Lançado em dezembro do ano passado, o CCBB anuncia agora os 12 arranjos selecionados para apresentação no dia 28/05 no Teatro I. Destes, apenas três serão premiados, após a votação do público e comissão julgadora.
São eles:
- André de Gouveia Miranda - Rio de Janeiro - música Vai (Menina Amanhã de Manhã) (Tom Zé e Perna Fróes)
- Carlos Moreira Fonseca - Rio de Janeiro - música Vatapá (Dorival Caymmi)
- Daniel Salve - São Paulo - música Anima (Milton Nascimento e Zé Renato)
- Diogo Rebel e Carvalho - Nova Friburgo/RJ - música O Quereres (Caetano Veloso)
- Gilberto Luiz Canavarros Nasser - Cuiabá - música Maria Boa (Assis Valente)
- Hiran Santos Monteiro - Salvador - música Joana Francesa (Chico Buarque)
- Iuri Correa Soares - Porto Alegre - música Palco (Gilberto Gil)
- Michael Victhor Correia Gomes - Rio de Janeiro - música Telegrama (Zeca Baleiro)
- Paulo Ricardo de Carvalho Santos - Brasília - música Magia do Prazer (William Magalhães, Claudio Rosa e Claudio Shoppa)
- Renato Goulart - Belo Horizonte - música O Vento e a Rosa/Recenseamento (Assis Valente)
- Tania Vaz - Londrina - música Tem Francesa no Morro (Assis Valente)
- Xavier Alzueta Bartaburu - São Paulo - música Você Não Entende Nada/Cotidiano (Caetano Veloso/Chico Buarque)
Ao criar esse projeto, o CCBB Rio dá curso à sua política de fomento à produção cultural, formação de público e democratização do acesso a arte. E, com uma procura surpreendente, esses objetivos foram plenamente alcançados: foram 62 inscrições, o que contabilizou um total de 124 novos arranjos inéditos para grupos vocais. Afinal, cada inscrição contou com dois arranjos, pois os candidatos inscreveram duas peças, obrigatoriamente, sendo uma delas brasileira de livre escolha e outra de Assis Valente - no ano em que se comemoram os 100 anos de seu nascimento.
O sucesso do concurso pode ser percebido não só pelo grande número de inscritos, mas também pela abrangência nacional do projeto, que recebeu inscrições de todas as partes do Brasil, com candidatos de idades distintas, entre 25 a 58 anos, revelando novos nomes e fazendo com que o Brasil Vocal seja uma vitrine para diferentes talentos da música brasileira.
O primeiro lugar ganhará R$ 5.000,00 (cinco mil reais); o segundo, R$ 3.000,00 (três mil reais); e o terceiro, R$ 1.000,00 (mil reais). Será oferecido, ainda, um prêmio especial do júri, no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais) para o melhor arranjo de música do compositor Assis Valente.
Além disso, será oferecido um pró-labore de R$ 500,00 a cada um destes 12 selecionados, como contribuição para que o autor da obra possa estar presente no dia da premiação no Rio de Janeiro.
Os doze trabalhos serão apresentados dentro do festival, no dia 28 de maio, e serão julgados de forma mista, através de voto popular e comissão julgadora formada por importantes nomes do meio musical. O resultado final será anunciado no dia 29 de maio com show do grupo Bombando no próprio CCBB.
Simultaneamente ao concurso, o CCBB promoverá uma mostra com um painel atual do gênero com alguns dos mais expressivos grupos vocais de diferentes regiões do Brasil, trazendo à cena esta novíssima — e bem sucedida — geração. Acontecerão, ainda, oficinas e mesa-redonda abordando temas diretamente relacionados à prática vocal em música popular. Os shows serão apresentados por Tim Rescala.
Programação: de 19 a 29 de maio no Teatro I
• dia 19 – BR6 (RJ)
• dia 20 – Bebossa (RJ)
• dia 21 – Banda de Boca (Salvador)
• dia 22 – Óctrombada (SP)
• dia 26 – Vésper Vocal (SP)
• dia 27 – Vocal Brasileirão (Curitiba)
• dia 28 – Apresentação dos 12 arranjos finalistas
• dia 29 – show o grupo Bombando e divulgação dos 3 arranjos finalistas
Centro Cultural Banco do Brasil - Aberto para o público de terça a domingo, das 090h às 21h
www.bb.com.br/cultura

sábado, 14 de maio de 2011

Coral Jovem do Estado faz concerto no Masp neste final de semana

O concerto de abertura da temporada 2011 do Coral Jovem do Estado traz um repertório predominantemente renascentista, com obras do período em que surgiram os primeiros corais. Complementam o programa duas peças contemporâneas brasileiras (Missa Ferial e Balada do Rei das Sereias) e uma do barroco mineiro (In Monte Oliveti). Sob regência de Fernando Tomimura, o Grupo se apresenta no dia 15 de maio, domingo, às 16 horas, no MASP.
Para o início do concerto foi selecionada a grande peça Missa Ferial, composta em 1966 pelo brasileiro Osvaldo Lacerda (1927), seguida de In Monte Oliveti, do também brasileiro João Maurício Nunes Garcia (1767-1830). Na sequência, serão apresentadas quatro obras renascentistas sacras em latim: O vos ommes, de Francesco Antonio Vallotti (1697-1780), O boné Jesu, de Giovanni Pierluigi da Palestrina (1525-1594), Tenebrae factae sunt, de Davide Perez (1711-1778), e Ascendit Deus, de Peter Philips (1560-1628).
O repertório conta também com obras renascentistas de compositores ingleses: Rest, sweet nymphs, de Francis Pilkington (1563-1638); Weep, O mine eyes, de John Bennet (1570-1610); e The fields abroad with spangled flowers, de Thomas Morley (1557-1602). Em seguida, os jovens interpretarão as canções renascentistas francesas: Qu'est-ce d'amour? comment le peult on paindre? e Où mettra l'on ung baiser favorable, de Clement Janequin (1485-1558); e Il bianco e dolce cigno, de Jacques Arcadelt (1507-1568). Do compositor renascentista italiano Domenico Maria Ferrabosco (1513-1574) será apresentada a peça Io mi son giovinetta.
O encerramento fica por conta de Balada do Rei das Sereias, outra peça de Lacerda. A obra remete a temas folclóricos, característica do compositor brasileiro, que frequentou a escola nacionalista.
Programa
O. Lacerda (1927)
Missa Ferial
I. Kyrie
II. Sanctus
III. Agnus Dei
J. M. Nunes Garcia (1767-1830)
In Monte Oliveti
F. A. Valotti (1697-1780)
O vos omnes
G. P. da Palestrina (1525-1594)
O bone Jesu
D. Perez (1711-1778)
Tenebrae factae sunt
P. Philips (c. 1565- c. 1635)
Ascendit Deus
F. Pilkington (1563-1638)
Rest, sweet nymphs
J. Bennet (c. 1570-1610)
Weep, O mine eyes
T. Morley (c. 1557-1602)
The fields abroad with spangled flowers
C. Janequin (1485-1558)
Qu'est-ce d'amour? comment le peult on paindre?
Où mettra l'on ung baiser favorable
J. Arcadelt (c. 1507-1568)
Il bianco e dolce cigno
D. M. Ferrabosco (1513-1574)
Io mi son giovinetta
O. Lacerda (1927)
Balada do Rei das Sereias
Ingressos: R$ 6 e R$ 3
Data: 15/5/2011
Horário: 16:00:00
Local: Grande Auditório do MASP - Avenida Paulista, 1.578

Osesp vai a Indaiatuba e Santo André neste domingo

Após o sucesso na Virada Cultural Municipal, a Osesp participa da edição estadual do evento com apresentações gratuitas da Orquestra e do Coro.

No dia 15 de maio, domingo, às 11h, o Coro da Osesp realiza uma récita na cidade de Indaiatuba. O grupo interpretará obras sacras e canções brasileiras na Igreja da Matriz. Às 16h30, a Orquestra Sinfônica do Estado faz um concerto em Santo André, no Teatro Municipal. Sob regência do inglês Sir Richard Armstrong, a Osesp apresenta Orfeu – Poema Sinfônico N°4 e excertos das óperas Crepúsculo dos Deuse e Os Mestres Cantores de Nuremberg, de Richard Wagner.


SERVIÇO:

Coro da Osesp
Data: 15 / 5 / 2011
Horário: 11h
Preço: Entrada gratuita
Local: Igreja da Matriz – Indaiatuba

Orquestra Sinfônica do Estado
Data: 15 / 5 / 2011
Horário: 16h
Preço: Entrada gratuita
Local: Teatro Municipal – Santo André

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Câmara Municipal aprova criação da Fundação Theatro Municipal de São Paulo

Em sessão extraordinária realizada ontem, os vereadores paulistanos aprovaram o projeto de lei que autoriza a prefeitura a criar a Fundação Theatro Municipal de São Paulo. Conforme a lei, a Fundação deverá “promover, coordenar e executar atividades artísticas, incluídas a formação, a produção, a difusão e o aperfeiçoamento da música, da dança e da ópera”. O projeto de lei recebeu voto favorável de 38 vereadores e foi rejeitado por 14.
A nova lei também permite a celebração de contratos de gestão com organizações sociais nos moldes do que já ocorre no âmbito do Estado. O novo artigo diz que o poder Executivo pode qualificar como organizações sociais pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos e que realizem atividades que sejam destinadas às áreas de saúde, cultura, esportes, lazer e recreação.
A criação da Fundação Theatro Municipal de São Paulo poderá ser o mais importante presente para a casa, que em setembro completará cem anos. Com a nova legislação – aliada ao indispensável apoio do governo – o teatro poderá finalmente oferecer uma programação digna para a maior cidade do país, bem como atender às demais missões a que se propõe, como o fomento e difusão de cultura na cidade.

Lucia di Lammermoor, de Donizetti no Municipal do RJ

Presença bissexta nos palcos brasileiros e ausente desde 1972 do Theatro Municipal do Rio de Janeiro – vinculado à Secretaria de Estado de Cultura –, a ópera Lucia di Lammermoor, de Gaetano Donizetti, ganha nova montagem a partir de 14 de maio, com direção e cenografia de Alberto Renault.

Uma das mais conhecidas obras do autor italiano, a ópera reunirá grandes nomes da cena lírica brasileira – como Rosana Lamosa, Luciano Botelho, Lício Bruno, Rodolfo Giugliani, José Gallisa, Carla Odorizzi, André Vidal e Ricardo Tuttmann –, além da argentina Paula Almerares e o colombiano Cesar Gutiérrez.

O espetáculo também conta com premiada ficha técnica, que inclui a figurinista Claudia Kopke, o iluminador Maneco Quinderé e a coreógrafa Márcia Milhazes. À frente da Orquestra e Coro do TMRJ estará o maestro Sílvio Viegas.

“É uma oportunidade de trazer ao carioca uma das mais belas óperas de Donizetti e do repertório mundial, há muito afastada dos palcos da cidade”, destaca a presidente da Fundação TMRJ, Carla Camurati.

Para esta encenação, Alberto Renault criou uma sucessão de quase 200 planos sobrepostos em diferentes níveis, que se estendem para o alto até o fundo do palco, perdendo-se de vista. “O cenário é um elemento determinante na concepção desta montagem e traduz visualmente a relatividade dos personagens. Dependendo do plano em que nos encontramos, somos maiores ou menores que os outros, como a competição ou a política, por exemplo, nos ensina. O amor tenta nos colocar em um mesmo plano, mas nem sempre consegue. É uma metáfora das relações humanas”, explica.

Com altos e baixos, alturas e abismos e sem um céu visível, sua geografia remete às falésias da Escócia, país onde se passa a história, mas pode sugerir também um labirinto de Escher. Em ambos, a ideia é de opressão, onde os personagens estão presos ou prestes a cair em um abismo. “Lucia é uma revolucionária, uma ficcionista, que inventou amar em uma época em que casamento era um negócio entre famílias. Minha encenação busca ver, ao movimentar os cantores como num jogo de xadrez, que o jogo do amor e das hierarquias tem sua beleza, apesar dos sofrimentos. E que as almas, como diz o personagem de Edgardo, apesar do vazio, ainda podem enamorar-se”, conclui.

Inspirado no século XVII, época em que a história se passa, o figurino dá o tom do conto de fadas macabro que está em cena, com roupas escuras e sombrias: “Um mundo masculino cercando a feminilidade rosa e branca de Lucia”, descreve a figurinista Claudia Kopke, parceira de Renault em outras encenações.

Ópera do prolífico compositor italiano Gaetano Donizetti – autor de mais de 70 títulos, entre eles O Elixir do Amor, Don Pasquale e Lucrecia Borja – e libreto de Salvatore Cammarano, Lucia di Lammermoor, de 1835, foi baseada em um dos romances do escritor escocês Walter Scott – A noiva de Lammermoor (The Bride of Lammermoor), de 1819 –, que faziam grande sucesso no início do século XIX e inspiraram diversas outras óperas. Muitos afirmam que o livro foi baseado em uma história real, ocorrida na Escócia.
Serviço

Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Orquestra Sinfônica e Coro do Theatro Municipal
Programa: Lucia di Lammermoor
Música: Gaetano Donizetti
Libreto: Salvadore Cammarano

Direção e cenários – Alberto Renault
Figurinos – Cláudia Kopke
Coreografia – Márcia Milhazes
Iluminação – Maneco Quinderé
Projeto cenográfico – Erika Duarte
Diretora assistente – Maria Borba
Visagismo – Fernando Torquatto
Regência da Orquestra Sinfônica e Coro do TMRJ: Silvio Viegas

Apresentando os solistas:

Paula Almerares e Rosana Lamosa, sopranos – Lucia
César Gutiérrez e Luciano Botelho, tenores - Edgardo
Licio Bruno e Rodolfo Giugliani, barítonos – Enrico
José Gallisa, baixo – Raimondo
Carla Odorizzi, mezzo-soprano – Alisa
André Vidal, tenor – Arturo
Ricardo Tuttmann, tenor – Normanno

Estreia - 14 de maio, às 20h
Temporada - 15 e 22 de maio, às 17h
18, 19 e 21 de maio, às 20h

Preços:

• Plateia e balcão nobre – R$ 84,00
• Balcão superior – R$ 60,00
• Galeria – R$ 30,00
• Frisas e camarotes – R$ 84,00 (por assento)

Desconto de 50% para estudantes e idosos
Classificação etária: Livre
Duração: 180 minutos (com intervalo)

Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Praça Floriano, s/nº - Centro

Informações: (21) 2332-9191 (21) 2332-9191
Vendas na Bilheteria, no site da Ingresso.com ou por telefone 21 4003-2330 21 4003-2330