quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Selecionamos Mulheres loiras para Campanha Fotográfica.



Perfil: Bonitas, corpo lindo (em forma), entre 18 a 23 anos.

Cachê: R$ 3.000,00
Interessadas enviar nome completo, data de nascimento, contatos e fotos profissionais e atuais (rosto, perfil e 2 de corpo inteiro) para: cadastro@vitrinemodels.com.br
Assunto: A/C Paula

Por favor não mandem fotos caseiras!

Concurso Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional - Brasília, DF


20 (vinte) vagas imediatas e 60 (sessenta) vagas para formação de cadastro de reserva para o cargo de Músico da Carreira de Músico da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional  Cláudio Santoro – OSTNCS do Quadro de Pessoal do Distrito Federal.


Inscrições: de 26 de fevereiro até 31 de março, taxa: R$ 78,00. Preencher formulário disponível no link http://www.iades.com.br/inscricao/.

Funcionamento do Circuito Cultural Praça da Liberdade no feriado de carnaval



Durante o feriado de Carnaval, os museus e espaços do Circuito Cultural Praça da Liberdade irão funcionar normalmente no sábado e domingo – dias 1º e 2 de março, com entrada gratuita. Exceção apenas para o Arquivo Público Mineiro e a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, que fecham para o feriado entre os dias 1º e 5/03. Durante a semana do recesso, o Centro Cultural Banco do Brasil abre para visitação do público na quarta-feira, a partir das 12h, bem como o Museu Mineiro, também a partir das 12h. Na quinta, 6, todos os museus e espaços do Circuito voltam a atender os visitantes normalmente.
Confira abaixo os horários de funcionamento de cada espaço durante o Carnaval:
- Centro Cultural Banco do Brasil: sábado e domingo, das 9h às 21h; e quarta-feira, das 12h às 21h.
- Centro de Arte Popular – Cemig: sábado e domingo, das 12h às 19h. Reabre na quinta-feira, 6, a partir das 12h.
- Espaço do Conhecimento UFMG: sábado e domingo, das 10h às 17h. Retoma o funcionamento na quinta-feira, 6, das 10h às 21h. Ingressos apenas para o Planetário: R$ 6,00 inteira e R$ 3,00 a meia-entrada.
- Memorial Minas Gerais Vale: sábado, das 10h às 17h30 (permanência até 18h), e no domingo, das 10h às 15h30 (permanência até 16h). Retoma o funcionamento normal na quinta-feira, 6, a partir das 10h.
- Museu das Minas e do Metal: sábado e domingo, das 12h às 18h. Volta a funcionar normalmente na quinta-feira, das 12h às 22h.
- Museu Mineiro: sábado e domingo, das 12h às 19h, e quarta-feira, 5, também das 12h às 19h.

- Palácio da Liberdade: sábado e domingo, das 10h às 16h, com entrada até às 15h.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

I Festival Coral de Campos de Jordão - inscrições abertas

A Fundação Osesp administra o Festival com Marcelo Lopes na Direção Executiva, Arthur Nestrovski na Direção Artística e Marin Alsop como Consultora Artística. Fabio Zanon é o Coordenador Artístico-Pedagógico do Festival.
Em 2014, acontece o 1º Festival Coral de Campos do Jordão que oferecerá bolsas de estudo para os cursos de canto coral e regência coral, para alunos com idade entre 18 e 35 anos. Serão oferecidas até 56 bolsas de estudo.
clique aqui  para fazer o download do Edital de Inscrições 2014.

Audições da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais


Audições para Trompete, principal associado; Trombone, Principal Associado; Violoncelo, Principal/Seção; Violino, Seção; e Viola, Seção. Inscrições de 3 de fevereiro a 7 de março. Audições: dias 14, 15 e 16 de março. Edital, repertório e inscrições: www.filarmonica.art.br. Informações: tel. (31) 3245-0675 - audicao@filarmonica.art.br.

MdA apresenta Temporada Schaeffler Música


. 8 Concertos
. Apresentação inédita da Camerata Schaeffler com regência do músico italiano Emmanuele Baldini
. 30 músicos (entre solistas e grupos)
. Ingressos a preços populares
. Apresentações na Sala Fundec e no Teatro Municipal de Sorocaba
. Série “Como Ouvir Música Clássica”: 10 oficinas com entrada gratuita


A MdA apresenta a quinta temporada de Música Clássica de Sorocaba – Schaeffler Música, que, mais uma vez, traz ao público a excelência da arte de alguns dos melhores músicos brasileiros ou em atividade no Brasil deste segmento artístico.

De março a dezembro, teremos um mosaico expressivo do circuito clássico com músicos da Camerata Schaeffler, Quarteto Camargo Guarnieri (quarteto de cordas), Quaternaglia (quarteto de violões), Denise de Freitas (cantora) Dana Radu (piano), Antonio Del Claro (violoncelo), Cristian Badu (piano), Catarina Domenici (piano) e Trio Puelli (violino,violoncelo e piano).

As apresentações acontecem no Teatro Municipal de Sorocaba e na Sala Fundec. Todos os concertos têm entrada a preços populares de R$20,00 e R$10,00.

PROGRAMAÇÃO SCHAEFFLER MÚSICA

Abertura: dia 08 de março – CAMERATA SCHAEFFLER – regência e solista: EMMANUELE BALDINI, violino. SALA FUNDEC. HORÁRIO: 20h30. INGRESSO: R$20,00 E R$10,00.

Dia 11 de abril – QUARTETO CAMARGO GUARNIERI, quarteto de cordas – SALA FUNDEC. HORÁRIO: 20h30. INGRESSO: R$20,00 E R$10,00.

Dia 16 de maio – QUATERNAGLIA, quarteto de violões – SALA FUNDEC. HORÁRIO: 20h30. INGRESSO: R$20,00 E R$10,00.

Dia 22 de agosto – DENISE DE FREITAS, mezzo soprano; DANA RADU, piano. Recital de canto e piano. TEATRO MUNICIPAL DE SOROCABA. HORÁRIO: 20h30. INGRESSOS: R$20,00 E R$10,00.

Dia 26 de setembro – CAMERATA SCHAEFFLER – Regência e solista: Emmanuele Baldini, violino. SALA FUNDEC. HORÁRIO: 20h30. INGRESSO: R$20,00 E R$10,00.

Dia 17 de outubro - ANTONIO LAURO DEL CLARO, violoncelo. TEATRO MUNICIPAL DE SOROCABA. HORÁRIO: 20h30. INGRESSOS: R$20,00 E R$10,00.

Dia 06 de novembro – CRISTIAN BUDU, recital de piano. TEATRO MUNICIPAL DE SOROCABA. HORÁRIO: 20h30. INGRESSOS: R$20,00 E R$10,00.


Dia 05 de dezembro – “Quem tem medo de Música Contemporânea”. Concerto de Música Contemporânea com CATARINA DOMENICI, piano e TRIO PUELLI. TEATRO MUNICIPAL DE SOROCABA. HORÁRIO: 20h30. INGRESSOS: R$20,00 E R$10,00.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Selecionamos Atriz para Curta-metragem independente.


Perfil: Entre 18 e 23 anos, morena, cabelos castanhos.

Curta-metragem independente, filme de romance envolvendo cenas de ação e suspense.
Estamos em busca de apoio e patrocínio, possíveis cachês ou ajuda de custo, porém ótima oportunidade para portfólio. Oportunidade também para câmeras e editores.

Interessados enviar material (currículo, fotos profissionais atuais, videobook e demais links de trabalhos em vídeo realizados) para: elencoaotempo@gmail.com

Assunto: Atriz

7 aplicativos para melhorar sua aula


As aulas estão começando somente agora depois do carnaval e julgo ser o momento certo para dar uma mãozinha àqueles que estão na frente de uma classe dando o melhor de si para que seus alunos aprendam com excelência e levem conteúdo consigo.

A vida dos professores hoje em dia não é nada fácil, foi-se o tempo do autoritarismo, os alunos praticamente passam por cima dos maestros e quando as notas não aparecem o professor é quem leva um puxão de orelha, já seja dos pais ou até mesmo da diretoria. O que fazer nos tempos atuais para atrair a atenção dos alunos e conseguir transmitir a matéria de forma positiva?

Nada melhor do que utilizar a tecnologia a seu favor, o iPad é uma ferramenta completissima que se utilizada da forma adequada pode lhe beneficiar enormemente ao dar aulas! Acompanhe comigo a lista de aplicativos que indico.

1.TeacherPal (Grátis)
Com este App você poderá criar várias salas de aula, organizar a posição dos alunos (mapa da sala), adicionar dados de contatos dos alunos e dos pais, lançar notas e presença, tudo de forma descomplicada. É grátis, incrível!
2. ShowMe Interactive Whiteboard (Grátis)
Já pensou em utilizar seu iPad como uma lousa digital? É possível e o aplicativo não custa nada, você somente precisará de um cabo para conectar seu iPad ao projetor. Confira!

3. Mental Case Classroom Edition (Grátis)
Este aplicativo é especial para incentivar a aprendizagem, com ele você poderá criar “flashcards” para realizar trivias ou fazer revisões antes das provas. Ele é dinâmico e os alunos adoram. Você pode usar a câmera do iPad para criar novas cartas e inovar na hora de preparar a aula, também é grátis!

4. Evernote (Grátis)
Se você quer um aplicativo perfeito para realizar anotações o nome dele é Evernote, ele tem integração na nuvem ou seja, você poderá sincronizar entre iPhone, iPad, iPods e também computadores. O Evernote é o Moleskine para iPads, grátis e perfeito para suas notas rápidas (com fotos, áudio e muito mais).

5. Skitch (Grátis)
Este aplicativo é muito interessante pois permite que você faça anotações sobre conteúdos, como fotos, mapas, páginas da internet, e muito mais. Com ele você facilmente poderá apresentar matérias novas aos alunos, usando a criatividade eles ficarão muito atentos ao que você está mostrando.
6. Pages (Pago) Universal

7. Keynote (Pago)
Este é o Power Point para iPad, também desenvolvido pela Apple este aplicativo esbanja qualidade gráfica e é altamente impactante, suas aulas nunca mais serão as mesmas depois que você incorporar o Keynote na criação de slides. Junto de um projetor você vai brilhar como Steve Jobs!


Critérios para escolher uma faculdade


Uma das maiores dúvidas daqueles que acabam de sair do ensino médio e desejam cursar uma graduação é escolher o curso e a faculdade que mais se assemelham com suas necessidades. Muitos critérios podem ser avaliados para auxiliar aqueles que ainda se sentem perdidos. Dados como a localização ou a boa avaliação do curso pelo Ministério da Educação (MEC) podem ser pontos decisivos, mas variam de acordo com a necessidade e a prioridade de cada um.

A seguir estão alguns dos principais critérios de escolha que podem ser utilizados para ajudar o aluno a decidir qual faculdade deseja se graduar:

Localização: esse é um dos critérios mais importantes. Com tantas faculdades espalhadas pelo país, fica cada vez mais fácil encontrar o curso que se deseja em alguma universidade bem próxima de sua residência. Por outro lado, muitas pessoas deixam de realizar o sonho de entrar para a faculdade por não ter condição de se mudar ou se deslocar diariamente para a cidade onde é ministrado o curso. Se você utiliza a localização como critério principal para a escolha de uma universidade, fique atento para os cursos que estão disponíveis próximos a sua cidade e a sua disponibilidade para se deslocar até eles.

Infraestrutura: antes de se inscrever para determinado vestibular é aconselhável que se conheça toda a estrutura da escola, busque informações sobre laboratórios de pesquisa, bibliotecas, corpo docente etc. Uma visita ao campus pode ser de grande importância para aqueles que estão em dúvida.

Mensalidades: uma mensalidade alta não dá garantia de estar cursando uma boa faculdade, do mesmo modo que escolher um curso levando em conta qual é o mais barato nem sempre significa lucro para o estudante. Por isso, é sempre importante conversar com os alunos que já está a mais tempo no curso e perguntar se eles gostam da faculdade e do curso.

Programas do governo: o Governo Federal lançou programas para facilitar a entrada de alunos nas universidades, sejam elas públicas ou privadas. O Sistema de Seleção Unificada (SiSU)  é o programa que seleciona os alunos para as escolas públicas utilizando a nota do Enem. Boa parte das universidades aderiram ao SiSU como única forma de ingresso dos estudantes, outras optaram por utilizá-lo somente como parte do processo seletivo e algumas ainda utilizam o vestibular convencional para classificação. Aqueles alunos que não conseguirem ou não quiserem entrar em faculdades públicas tem a opção de se candidatar ao Programa Universidade para Todos (ProUni) , que oferece bolsas parciais ou integrais para alunos que participarem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e preencherem alguns requisitos exigidos pelo programa. Muitas faculdades privadas oferecem bolsas pelo ProUni para seus alunos, cerca de 195 mil bolsas foram oferecidas só nesse primeiro semestre. Além do ProUni, o aluno de faculdade privada pode pedir o financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Nota do MEC: o Ministério da Educação realiza um exame com os alunos da graduação para avaliar o rendimento dos estudantes e emite uma nota para cada instituição. Essa nota pode ser considerada pelo aluno na hora de decidir em qual universidade se matricular.

Duração do Curso: os cursos de graduação variam entre 4 e 5 anos de duração enquanto os de tecnólogo tem duração de 2 a 3 anos. Aqueles que desejam uma graduação mais rápida e voltada diretamente para o mercado de trabalho podem optar pelos cursos de tecnólogo espalhados pelo país.

Período: Vários cursos são ministrados em apenas um período, seja ele matutino ou noturno. Esses cursos são ideais para aqueles alunos que trabalham e que não podem escolher cursos de período integral. Independentemente do período, todos os cursos tem o mesmo valor para o Ministério da Educação.

Descontos: Algumas faculdades particulares aplicam descontos para aqueles alunos que efetuarem o pagamento da mensalidade até determinado dia, ou para aqueles que atingirem certa pontuação em um exame de bolsas, ou mesmo para aqueles alunos que optarem por determinado período para estudar. Outras, oferecem descontos por desempenho acadêmico e convênios com empresas. Ao se informar sobre o curso, pergunte sobre que tipos de descontos a faculdade oferece.

Especialização: Muitas faculdades oferecem cursos variados, porém nem sempre são especialistas em todos eles. Uma boa formação faz com que você esteja sempre à frente dos outros candidatos e escolher uma faculdade cuja especialidade seja a área que você deseja cursar é um grande passo. Neste aspecto, é interessante verificar se a universidade escolhida também possibilita cursos de pós-graduação, o que pode facilitar seu aprimoramento depois de formado.

Mercado de trabalho: procure analisar se a faculdade que você escolheu tem bons programas de inserção do aluno no mercado de trabalho, certamente esse será um bom indício de que você está no caminho certo.

Credenciamento pelo MEC: nenhum dos critérios acima tem mais importância do que este. Se o curso escolhido não é credenciado pelo Ministério da Educação certamente seu diploma não terá nenhuma validade.


Analise todas as possibilidades e as suas preferências para escolher a faculdade que melhor atenda as suas necessidades. Você pode pontuar os critérios de acordo com a sua preferência dando valores de 1 a 5, onde 5 significa o grau de importância maior.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Audição Osesp – Orquestra Sinfônica de São Paulo - ‎VIOLA

Audição Osesp – Orquestra Sinfônica de São Paulo - ‎VIOLA

ATÉ HOJE

A Fundação ‪#‎Orquestra ‪#‎Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) abre 03 vagas para:

• VIOLA - Categoria IV

↨ Remuneração mensal bruta: Salário de R$ 10.897,70 (Dez mil, oitocentos e noventa e sete reais e setenta centavos), já incluída a ajuda de custo no valor de R$ 495,35 (quatrocentos e noventa e cinco reais e trinta e cinco centavos), cessão de direitos conexos e de imagem para fins não comerciais no valor de R$ 495,35 (quatrocentos e noventa e cinco reais e trinta e cinco centavos).

1-Regime de trabalho de acordo com a CLT;
a-13º salário;
b-FGTS - Fundo de Garantia por Tempo de Serviço;
2-Plano de Saúde; Seguro de vida em grupo; Previdência Privada;
3-Estacionamento na Sala São Paulo;
4-Vale refeição mensal.


Inscrições até 21 de fevereiro de 2014 + http://www.osesp.art.br/portal/osesp/audicoesaudicao.aspx?audicao=36&Cultura=pt-BR&fb_action_ids=10151858688981175&fb_action_types=og.likes&fb_source=other_multiline&action_object_map=%5B1397924123791138%5D&action_type_map=%5B%22og.likes%22%5D&action_ref_map=%5B%5D

Emesp - Processo Seletivo Nº 2 para ingresso de alunos na EMESP em 2014

ESCOLA DE MÚSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO – TOM JOBIM

Processo Seletivo Nº 2 para ingresso de alunos na EMESP em 2014
Cronograma do Processo Seletivo

11 a 25/02/2014: Período de Inscrições para o 2º Processo Seletivo;

 28/02/2014: Publicação da lista de inscritos e locais, datas e horários de prova da primeira fase;
 
08/03/2014: Realização das provas de primeira fase;

 12/03/2014: Divulgação da lista de candidatos aprovados na primeira fase, com a convocação para a segunda fase, com locais, datas e horários de provas da segunda fase;

 15/03/2014: Realização das provas de segunda fase;

 18/03/2014: Divulgação da lista de candidatos aprovados na segunda fase;

 19 a 21/03/2014: Matrícula dos convocados para as vagas abertas nos Cursos de 2014 da EMESP Tom Jobim;

 24/03/2014: Início das aulas para os alunos matriculados
Maiores informações clique Aqu


Concurso para Professor - Cordas friccionadas graves UFC! Universidade Federal do Ceará.



Até Hoje

Está aberto o período de inscrição para a vagas para “professor assistente A” do Curso de Música, com regime de 40 horas semanais e dedicação exclusiva para o setor de estudo "Prática Instrumental Cordas Friccionadas Graves (Violoncelo e/ou Contrabaixo)”.

$$$ ↑ R$ 5.466,55

O prazo final é 20 de fevereiro de 2014.

Para acessar o edital é só clicar no link abaixo.

http://www.progep.ufc.br/images/stories/arquivos/editais/2013/efetivo/edital09_2014.pdf

→ Maiores informações no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, segue o link:


http://www.progep.ufc.br/index.php?option=com_content&task=view&id=396&Itemid=67

Saia pelas ruas e participe da Jornada Fotográfica Bloco da Ressaca


A Jornada Fotográfica Bloco da Ressaca, que sai pelas ruas da cidade a fim de documentar fotograficamente o patrimônio material e imaterial do paulistano. O evento acontece no sábado, 22 de fevereiro, das 15h às 18h. O ponto de encontro do grupo é no Largo do Cambuci e as inscrições, que são gratuitas, devem ser feitas no site até sexta, 21.

Depois de feitas as fotos, as imagens são impressas e, por fim, o grupo faz a seleção e a edição das imagens sob coordenação do professor e fotógrafo André Douek, em vista de uma exposição. A atividade é aberta para todos, fotógrafos amadores e profissionais.

Festa Obá celebra a música baiana dos Doces Bárbaros na Nossacasa


No passado, quatro baianos que você provavelmente conhece formaram o grupo Doces Bárbaros. Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gilberto Gil e Gal Costa subiam aos palcos juntos, deixando o público em polvorosa. Para homenageá-los, a festa Obá, que acontece na Nossacasa, promove uma noite de muita curtição em 22 de fevereiro, a partir das 23h. Na porta, a entrada custa R$ 20*.
O repertório dos baianos do Doces Bárbaros toma conta no espaço com a set list do Dj Obá, que apresenta músicas deles, tanto juntos quanto separados. Nesta edição, a discotecagem também conta com a Dj convidada Kylt, de João Pessoa – Paraíba.


Durante a festa, há projeção de vídeodocumentários sobre o grupo baiano e intervenções de dança de orixás em cima da perna de pau com Marcio Buenos Días.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Confira o acervo digital de Tom Jobim


Tom Jobim está entre as figuras de maior destaque da música brasileira. Junto de Vinicius de Moraes, foi responsável por “Garota de Ipanema”, marco da bossa nova.  Seu legado vai além da música: inclui textos, partituras e desenhos. Todo esse material foi reunido pelo Instituto Antônio Carlos Jobim e está disponível para consulta gratuita no formato de acervo digital.

A página iniciou o processo de digitalização em 2001. O intuito era construir um espaço virtual que permitisse ao visitante navegar pelas obras e registros que compuseram a vida do maestro. São mais de 9 mil itens, entre eles músicas e vídeos para serem conferidos online, arquivos escolares, certificados, reportagens feitas a seu respeito e fotos pessoais.


Para quem quiser conhecer o IACJ, o endereço fica na Rua Jardim Botânico, 1008 – Rio e Janeiro.

AREZZO, GUIDO VON (992 – 1050)

ITÁLIA - MÚSICA ANTIGA

Monge italiano, professor e teórico da música, regente do coro da Catedral de Arezzo, Toscana. Pioneiro da notação musical em intervalos. Fundamenta a ordenação das linhas da pauta em terças e a “Solmização” (mão guidoniana).

Batizou as notas musicais com os nomes que conhecemos hoje, baseando-se em um texto sagrado em latim do hino a São João Batista:

Ut queant laxis
Resonare fibris
Mira gestorum
Famuli tuorum
Solve polluti
Labii reatum
Sancte Ioannes

Que significa:

Para que teus servos
possam ressoar claramente
a maravilha dos teus feitos
limpe nossos lábios impuros, ó São João.

A Guido d´Arezzo é também atribuída a invenção da Mão Guidoniana, um sistema mneumônico usado para o ensino da leitura musical em que os nomes das notas correspondiam a partes da mão humana.

O sistema de Guido d´Arezzo sofreu algumas transformações no decorrer do tempo: a nota Ut passou a ser chamada de para facilitar o canto com a terminação da sílaba em vogal, derivando-se provavelmente da proposta lançada por Giuseppe Doni, músico italiano que escolheu a primeira sílaba do seu sobrenome para essa nova denominação e a nota si – por serem as iniciais de São João – novamente facilitando o canto com a terminação de uma vogal.


Leitura correta é ginástica para o cérebro


Muitas pessoas pensam que simplesmente lendo livros elas se desenvolvem. Mas isto está longe de ser assim. A leitura sem sistema sobrecarrega o cérebro de informação, não lhe permitindo assimilar. Como é correto ler, ser beneficiado, se aperfeiçoar e desenvolver o intelecto?
Saber ler realmente influi fortemente sobre a reação do cérebro. Em primeiro lugar, torna mas complexa a organização da zona visual do córtex cerebral. Em segundo lugar, na pessoa que sabe ler, praticamente toda a rede de neurônios, que responde pela assimilação da linguagem oral no hemisfério esquerdo, é ativada também com a ajuda de texto impresso.
Mas acontece que a leitura tradicional tem falhas: falta de atenção e de programa flexível de leitura, quando todos os textos são lidos com a mesma lentidão, movimentos de retorno dos olhos para o que já foi lido, e, naturalmente, o “inimigo número 1″ – falar para si o texto lido. Como resultado, a informação não é memorizada e escapa o sentido do que está escrito.
Diariamente o homem moderno tem de ler dezenas de páginas de textos – não apenas literatura de ficção, mas também informações no trabalho, imprensa, correspondência de trabalho e pessoal. Por isso a leitura correta, antes de mais nada, subentende a assimilação eficiente da informação. Diferentes técnicas de leitura dinâmica ensinam não apenas a ler rapidamente, como muitos pensam, partindo do nome, antes de mais nada a entender o conteúdo do texto e assimilá-lo com utilidade para si.
Para alcançar tal assimilação eficiente, é preciso treinar. Como? Lendo. Mas com certo método. Em primeiro lugar, fazendo exercícios sistemáticos de ampliação do campo de visão, eliminando a pronúncia das palavras, e aplicando o arranque da essência dos algoritmos da leitura. E não esquecendo que isto não é diversão, mas o caminho complexo de reestruturação do trabalho do cérebro.
Pode-se treinar tanto em textos ficcionais conhecidos (pela forma, pelo conteúdo, pelo autor) com em artigos informativos, de jornais ou científicos. O importante é o desejo de haurir várias idéias. Antes da leitura é necessário ter uma idéia de que informação você quer extrair do texto, tentar adivinhar o conteúdo da página. É muito importante a disposição, pois se você se prepara para notar a aspereza do texto, como resultado notará justamente ela. Mas se se prepara para obtenção de um fato, você o receberá.
O próximo passo importante é aprender a ler em silêncio, não pronunciando com a boca ou em pensamento o texto. Esta capacidade desvia a atenção e reduz consideravelmente a velocidade. Aqui é importante se controlar: se seus lábios se mexem – aperte com um palito de dente ou lápis. É mais difícil controlar a pronúncia em pensamento. Um dos métodos é ler e bater o ritmo com a mão, por exemplo.
A habilidade em se concentrar no problema é um dos componentes do trabalho intelectual bem-sucedido. Existe um exercício simples, que pode ajudar – é a leitura das palavras ao contrário, mas não em voz alta e sim em pensamento. Lendo a palavra de trás para frente é preciso inicialmente imaginá-la por letras e depois ler. Se nesse momento a consciência casualmente se distraiu com algo alheio, é preciso fazer o exercício novamente. Ao mesmo tempo é treinada também a atenção. Para não perder tempo em vão, pode-se realizar este jogo-exercício no transporte público.
Com frequência comparam o método de leitura dinâmica com o esporte, só que aqui se desenvolvem não os músculos mas o cérebro. Pesquisas provaram que os que dominam a leitura dinâmica têm mais velocidade dos processos nervosos, reflexos mais rápidos. Por isso não temam aprender a leitura dinâmica – isto é útil.


quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

As 10 fotografias mais tristes da história


Para se chegar ao resultado fiz uma compilação de reportagens e listas publicadas por jornais, revistas, sites especializados em fotografia, fotojornalismo e história. O objetivo da pesquisa era identificar quais eram as 10 fotografias mais tristes de todos os tempos. Participaram do levantamento as publicações: “Life”, “The Guardian”, “Der Spiegel”, “Telegraph”, “El Universal”, “The Pulitzer Prizes”, “Day Life”, “World’s Famous Photos”,  “Life”, “Digital History”, “Listverse”, “Jornal Opção”, “Al Fotto”, “National Geographic” e “World Press Photo”. Obviamente que listas são sempre são incompletas. Sabe-se que, como a percepção, a opinião — que foi a base da pesquisa —, é algo individual.
Entretanto, as 10 fotografias selecionadas, se não são unanimidades no meio jornalístico e fotográfico (e possivelmente não serão entre os leitores), são referências incontestes de alguns dos momentos mais cruéis da história. Eis, em ordem classificatória, as 10 fotografias selecionadas baseadas nas publicações pesquisadas.


Omayra Sanchez (1985)



A fotografia mostra Omayra Sanchez, uma menina de 13 anos que ficou presa em entulhos deixados pelo deslizamento causado pela erupção do vulcão Nevado del Ruiz, que arrasou com o povoado de Armero, Colômbia, em 1985. Os socorristas não conseguiram resgatá-la. Ela morreu cerca de 60 horas depois de ficar presa. A fotografia ganhou o World Press Photo de 1985 e se tornou uma mais comoventes da história. Fotografia: Frank Fournier


Biafra (1969)



A Guerra Civil da Nigéria ou Guerra do Biafra matou mais de um milhão de pessoas entre 1967 e 1970, principalmente de fome. Milhares de crianças foram acometidas de Kwashiorkor, patologia resultante da ingestão insuficiente de proteínas. O fotógrafo de guerra Don McCullin foi o primeiro a chamar a atenção para a tragédia. Fotografia: Don McCullin



Phan Thi Kim Phúc (1972)

Phan Thi Kim


Ganhadora do Prêmio Pulitzer em 1973 e a mais famosa fotografia de guerra de todos os tempos. Kim Phuc (a garotinha nua) corre ao longo de uma estrada perto de Trang Bang, no sul do Vietnã, após um ataque aéreo com napalm. Para sobreviver, Kim arrancou a roupa em chamas do corpo. Fotografia: Nick Ut


Execution of a Viet Cong Guerrilla (1968)

Execution


Ganhadora do prêmio Pulitzer, a fotografia mostra Nguyen Ngoc Loan, chefe da polícia sul-vietnamita, disparando sua pistola contra a cabeça de Nguyen Van Lem, oficial Vietcong, em Saigon. Embora chocante, a fotografia não conta toda a história. O homem assassinado havia matado uma família. Fotografia: Eddie Adams


A fome no Sudão (1993)

Kevin Carter


Fotografia publicada em março de 1993 no “New York Times” e responsável pela ascensão de Kevin Carter como fotógrafo. Em 1994, Kevin ganhou o Prêmio Pulitzer de Fotografia. Embora a fotografia seja impactante, o abutre não estava tão próximo do menino como a fotografia sugere — fato que continua causando controvérsias entre jornalistas e fotógrafos. O garoto da foto chamava-se Kong Nyong e sobreviveu ao abutre, morreu em 2007. Kevin Carter, o fotógrafo, se matou em 1994. Fotografia: Kevin Carter


Hiroshima (1945)

Hiroshima


A fotografia mostra o primeiro bombardeio atômico da história. Em 6 de agosto de 1945, a cidade de Hiroshima foi devastada pela bomba atômica de fissão denominada Little Boy, lançada pelo governo dos Estados Unidos, resultando em 258 mil mortos e feridos. Fotografia: George William Marquardt (piloto do avião)


Racismo nos Estados Unidos (1950)

Elliott Erwitt


A fotografia, que causou indignação em todo o mundo, mostra bebedouros separados para brancos e negros, na Carolina do Norte, Estados Unidos. Até a década de 1950, os afro-americanos não tinham direito a voto, eram segregados socialmente e compunham a parcela mais pobre da população norte-americana. Fotografia: Elliott Erwitt


Uganda (1980)

Mike Wells


Fotografia feita por Mike Wells, em abril de 1980, mostra uma criança da província de Karamoja, Uganda, de mãos dadas com um missionário. O contraste entre as duas mãos serve como um lembrete do abismo que separa países desenvolvidos e subdesenvolvidos. A fotografia permaneceu inédita durante anos. Fotografia: Mike Wells


The Falling Man (2001)

Richard Drew


Fotografia feita por Richard Drew, fotógrafo da Associated Press, mostrando um homem caindo da Torre Norte do World Trade Center, em Nova York, durante os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. Cinco anos após os ataques, o homem foi identificado como Jonathan Briley, de 43 anos, funcionário de um restaurante instalado na Torre Norte do World Trade Center. Entretanto, oficialmente, sua identidade nunca foi confirmada. Fotografia: Richard Drew


Mãe migrante (1936)

Mãe migrante


Um ícone da Grande De­pressão e uma das fotos mais famosas dos Estados Unidos. Florence Owens Thompson, 32 anos, desolada por não ter comida para alimentar os filhos. Jornalistas americanos passaram décadas tentando localizar a mãe e seus sete filhos. No final dos anos 1970 ela foi encontrada, não prosperara muito. Vivia em um trailer. Fotografia: Dorothea Lange
Carlos Willian Leite


Museu da Casa Brasileira faz concerto inaugural com a Orquestra da Usp


O concerto inaugural da 15ª edição fica por conta da OCAM - Orquestra de Câmara da ECA/USP, sob a regência do maestro Gil Jardim. Os domingos de março reservam mais três atrações especiais: o lançamento, em 16/3, do CD “Marco Pereira e Toninho Ferragutti”, com temas inéditos do duo de violão e acordeon; a cantora Fernanda Cunha, no dia 23, interpretando canções do seu álbum mais recente, “Coração do Brasil”; e, no dia 30, a tradição da música brasileira no show de Izaías e seus Chorões.

Para a apresentação no MCB, a OCAM traz em seu repertório peças dos séculos 18 e 19, respectivamente uma sinfonia de Beethoven e uma suíte de Edward Grieg, além de duas obras compostas no século 20: “Lied et Scherzo, Op. 54”, de Florent Schmitt, de 1910; e “Ponteio”, do brasileiro Claudio Santoro, de 1953. Criada em 1995, pelo maestro Olivier Toni, a orquestra tem como propósito dar suporte às atividades pedagógicas desenvolvidas no Departamento de Música da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), bem como propiciar aos jovens músicos a prática instrumental necessária rumo à carreira profissional.


Repertório
Florent SCHMITT (1870- 1958) - Lied et Scherzo, Op. 54
Edvard GRIEG ( 1843-1907) - Holberg Suite, Op. 40
Ludwig van BEETHOVEN (1740-1792) - Sinfonia nº8 em Fá Maior, Op. 92
Claudio SANTORO (1919- 1989) - Ponteio
Regência: Maestro GIL JARDIM

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Esperanto é a língua mais popular do mundo inventado. Ele foi criado por Ludwig Zamenhof Lázaro no final dos anos 1870 e início de 1880, com o objetivo de fazer um fácil de aprender e linguagem politicamente neutra que transcendem as divisões nacionais e promover a paz ea compreensão entre as pessoas com diferentes línguas regionais e / ou nacionais .

Mais de 2 milhões de pessoas falam o idioma atualmente. O site Livemocha oferece conteúdos, em português, para iniciantes e até avançados no Esperanto.

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terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Master class de canto lírico com Julia Thornton


No dia 20 de fevereiro de 2014, quinta-feira, das 14h às 17h, a soprano Julia Thornton ministra master class de canto lírico na EMESP Tom Jobim.

Os interessados podem participar como ativos ou ouvintes, sejam alunos da EMESP ou de outras instituições. Para participar, basta preencher a ficha de inscrição aqui e enviar para o email workshop.masterclass@emesp.org.br até às 12h do dia 18 de fevereiro.

Julia Thornton 
A soprano nasceu em Chester, no norte da Inglaterra. Estudou na Royal Northern College of Music, em Manchester. Após completar seus estudos, participou de masterclasses na Britten-Pears School for Advanced Musical Studies em Aldeburgh, Inglaterra. Em Junho de 2008, como Helmwige, estreou no Theater Freiburg, na Alemanha, a aclamada produção de Die Walküre. Seus papéis operísticos incluem Micaela, em Carmen; a governanta, em The Turn of the Screw; Nedda, em Pagliacci, além de Brünnhilde em uma versão abreviada de Der Ring der Nibelungen. Julia cantou em diversos países como solista. Em 2006, visitou o Brasil e cantou em locais de prestígio, incluindo Sala São Paulo e o Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Já em 2012, teve grande sucesso como solista no Festival Música em Trancoso, na  Bahia.


Data: 20/2/2014
Horário: 14:00:00

Local: Auditório Zequinha de Abreu - EMESP Tom Jobim

Concurso na Universidade Federal de Santa Maria ‪#‎UFSM


• Música (Departamento de Música/Centro de Artes e Letras)

Graduação em Música (Licenciatura ou Bacharelado) e Doutorado em Música ou Educação.

↨ R$ 8.049,77


Inscrições até dia 18 de Fevereiro + http://coral.ufsm.br/progep/docentes/0062014/

Atores Bailarinos Negros - RJ


Selecionamos Atores Bailarinos para espetáculo teatral no Rio de Janeiro.
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segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

ALBÉNIZ ISAAC (1860 – 1909)

ESPANHOL – ESCOLA NACIONALISTA ESPANHOLA – c.150 obras

Vida. Pianista e compositor espanhol, nasceu em Camprodón, Catalunha, em 29 de maio de 1860, e morreu em Cambo-les-Bains, nos Pireneus, em 18 de maio de 1909. Menino prodígio, deu o seu primeiro concerto aos quatro anos. Aos sete anos foi recusada a sua admissão no Conservatório de Paris pela sua pouca idade, sendo matriculado no conservatório de Madrid. Fugiu de casa, tocando em várias cidades espanholas, e acabou por se esconder em um navio com destino à América Central, para escapar da perseguição dos pais. De lá foi para os Estados Unidos, onde ganhou a vida tocando em público.

Voltou para Europa, direto para a Alemanha, onde conseguiu entrar, em 1874, para o Conservatório de Leipzig, como aluno de Jodassohn e Reinecke. Voltou depois para a Espanha, recebendo do rei uma bolsa que lhe permitiu continuar os estudos no Conservatório de Bruxelas. Aí estudou composição com Gevaert e piano com Brassin. Em 1878 conseguiu receber lições de Liszt, cuja influência se fez sentir na técnica das suas peças mais importantes para piano. Depois de acompanhar Rubinstein numa excursão artística pela Europa e América, em 1880, ganhando grande reputação como pianista, foi ensinar em Barcelona. Em 1883 casou-se com Rosina Jordana e em 1885 voltou para Madrid.

Em 1890 Albéniz começou em Paris outro curso de composição, com Vincent
d’ Indy e Paul Dukas. No ano seguinte estabeleceu-se em Londres, onde foi contratado por um milionário inglês para musicar seus libretos. Com os libretos do seu patrono, compôs a ópera Enrico Clifford, apresentada em 1895.

Em 1893 Albéniz estabeleceu-se em Paris, decidido a aperfeiçoar cada vez mais a sua técnica de compositor, recomeçando a trabalhar com d’Indy e Dukas e assimilando os processos impressionistas de Debussy e Ravel. Em 1898 apareceram-lhe os primeiros sintomas da doença de Bright, da qual viria a morrer.

Caracterização. Pianista famoso, Albéniz foi, como compositor, um dos que iniciaram, na Espanha, a criação de um estilo musical nacional, baseado nos ritmos e motivos populares. Como outros jovens compositores espanhóis da época, seguiu Felipe Pedrell (1841-1922) no culto de uma arte musical genuinamente espanhola.


Produção. O poema sinfônico Catalonia (1899) e a coleção de peças para piano Ibéria (1906-1909) são as suas obras mais características. Nos quatro cadernos da Ibéria evocou principalmente cenas e paisagens da Andaluzia, inspirando-se no rico folclore espanhol (1º caderno: “Evocación”, “El Puerto”, “Fête-Dieu à Seville” [“Corpus Christi em Sevilha”]; 2º caderno: “Rondeña”, “Almería”, “Triana”; 3º caderno: “El Albaicín”, “El Polo”, “Lavapies”; 4º caderno: “Málaga”, “Jerez”, “Eritaña”). As peças para piano Navarra e Azulejos foram terminadas por Granados.

Bienal de Música Contemporânea da Funarte concorre a prêmio


Bienal de Música Brasileira Contemporânea da Fundação Nacional de Artes foi indicada como uma das concorrentes ao Prêmio de Cultura do Governo do Rio de Janeiro 2012 – 2013.

O evento de premiação acontecerá nos dias 9, 10 e 11 de maio de 2014, no Parque Lage, no Rio, dentro de uma grande Mostra Cultural, que apresentará diversas manifestações culturais de todo o estado.


A indicação foi feita por uma Comissão Especial e mista, composta por membros da sociedade civil, de notório saber, e membros da Secretaria Estadual de Cultura. A Comissão irá definir dois premiados dos dez indicados por região. As indicações também serão submetidas ao voto popular, que premiará mais um concorrente de cada região. Serão premiados três ganhadores por região, num total de 30.

Nessa edição, serão três premiados por região, dois definidos pela Comissão e um selecionado pelo voto popular. São dez as regiões incluídas no Plano de Cultura: Costa Verde, Médio Paraíba,  Baixada Litorânea, Centro Sul, Norte, Serrana, Metropolitana Rio, Metropolitana Baixada, Metropolitana Leste e Noroeste.

A Bienal de Música Brasileira Contemporânea da Funarte concorre pela região Metropolitana Rio de Janeiro.

O Prêmio de Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro 2012–2013, que está em sua terceira edição, nasceu da junção de três premiações estaduais, que unidas, potencializam sua abrangência e prestígio a projetos e/ou instituições que se destacaram no cenário cultural, nos anos de 2012 e 2013, nos critérios de relevância, abrangência e representatividade, sendo obrigatório que os concorrentes sejam sediados no estado do Rio de Janeiro.


A relação completa com os dez indicados de cada região encontra-se disponível para votação, no portal da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro.

Teatro fracassou com público jovem, diz autor escocês; brasileiros discutem crise


 
Expoente de geração que combateu tradições do teatro europeu, o dramaturgo escocês Anthony Neilson teme que o experimentalismo tenha sido um tiro no pé, afastando público, especialmente entre os jovens. Ele se refere, principalmente, à falta de repercussão de obras.
O autor diagnosticou a crise e falou sobre o "envelhecimento" do teatro num bate-papo na semana passada em São Paulo e, também, em palestra na última terça no teatro do Sesi. Na opinião de Neilson, as artes dramáticas, ao lado de outros campos de expressão, não conseguiram usar a tecnologia para gerar debates internacionais.
Hoje, ele compara, é fácil ter acesso a músicas pela internet, filmes são lançados em cópias, a literatura também criou plataformas digitais. Mas o teatro, artesanal por natureza, patina isolado em nichos de especialistas e pequenas plateias.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Festival de Berlim: Filmes com enredo gay refletem as divisões da sociedade



Personagens e temáticas homossexuais já se tornaram tão comuns no cinema que chegou a ser uma surpresa quando o diretor Adam Csaszi contou que a brutalidade de uma história real o levou a alterar a adaptação que fez para as telas sobre a história de um jogador de futebol e seu amante no interior da Hungria.

Apresentando seu filme "Viharsarok" ("Terra de Tempestades") no Festival de Berlim, Csaszi disse que, na história real, dois gays haviam sido mortos por um terceiro homem, que retalhou seus corpos. "Se eu contasse a história real..., a motivação do homicídio seria o ciúme, e não a homofobia na sociedade", disse Csaszi à plateia no sábado.
Ele disse que queria mostrar que o rapaz do interior, criado em um ambiente rural e profundamente religioso, ao se sentir atraído por outro homem, "não tem as ferramentas para lidar com essa homofobia, e esse é o real motivo do homicídio."

Shia LaBeouf aparece com saco na cabeça no Festival de Berlim

Desde "O Segredo de Brokeback Mountain" (2004), de Ang Lee, e possivelmente antes, no filme francês "A Gaiola das Loucas", filmes com temas e personagens gays estão se tornando cada vez mais comuns.

Mas a programação do 64º Festival Internacional de Cinema de Berlim ilustra a forte divisão que existe no tratamento desse tema em sociedades onde ele não é mais tabu e em lugares onde a visão de dois homens ou mulheres se beijando gera hostilidade e às vezes violência.
Em "Love Is Strange", do norte-americano Ira Sachs, também em Berlim, dois homens que se relacionam há quatro décadas aproveitam a liberalização das leis para se casarem e imediatamente perdem seu apartamento em Nova York.

Mais: Filme sobre fanatismo religioso e "Ninfomaníaca" se destacam em Berlim


John Lithgow, que interpreta um dos protagonistas, disse a jornalistas que o filme não é tanto sobre a homossexualidade, e sim sobre um "casamento velho e emperrado, como o meu". "Pessoas que estão comprometidas umas com as outras há 40 anos não devem ser completamente diferentes só porque estão em uma união do mesmo sexo", disse Lithgow.
Sachs e Lithgow disseram que o filme não se propõe a fazer apologia ao casamento gay, mas o ator afirmou esperar que ele seja visto na Rússia, embora não tenha citado nominalmente o país.

"Há uma grande nação na Europa que tem uma regra contra a propaganda do estilo de vida gay. Não acho que o nosso filme faça propaganda. Acho que é a vida real."
Brasil

Entre os filmes com protagonistas homossexuais que integram a programação em Berlim estão também duas produções brasileiras.

Em "Praia do Futuro", longa do diretor Karim Aïnouz que concorre ao Urso de Ouro, Wagner Moura interpreta um guarda-vidas de Fortaleza que começa uma nova vida em Berlim ao lado de seu namorado alemão. Embora o filme traga cenas de sexo e nus frontais, a homossexualidade dos personagens não é o principal foco da narrativa.

"Hoje eu Quero Voltar Sozinho", de Daniel Ribeiro, por sua vez, aborda por meio de um viés romântico e sentimental a descoberta da homossexualidade por um adolescente cego.

Oficinas de verão


Música ajuda a melhorar saúde cardíaca


Pesquisa afirma que ouvir música durante a prática esportiva ajuda na manutenção e na recuperação dos vasos sanguíneos
Uma nova pesquisa apresentada neste domingo no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, realizado em Amsterdã, na Holanda, mostrou que a audição de música pode ajudar na recuperação de pacientes com doença arterial coronariana. O ritmo e a banda não importam, desde que sigam o gosto musical do paciente — e que a música seja acompanhada por uma série de exercícios físicos.
Os pesquisadores já sabiam que a atividade física é uma importante ferramenta para melhorar a função das células endoteliais — que cobrem o interior dos vasos sanguíneos e são responsáveis por criar novas veias e recuperar as danificadas. Por isso, os exercícios costumam fazer parte do tratamento receitado a pacientes que tenham passado por doenças coronárias. "O treinamento físico tem sido usado para melhorar a função endotelial, e é a pedra fundamental de um programa multifacetado de reabilitação cardiovascular. No entanto, pouco se sabe sobre o papel da música na reabilitação desses pacientes”, diz Marina Deljanin Ilic, pesquisadora da Universidade de Nis, na Sérvia, e autora do estudo.

Em sua pesquisa, a cientista avaliou os efeitos da música sobre a recuperação de 74 pacientes com doença arterial coronariana. Para isso, ela mediu o nível em seu sangue de marcadores que indicam a ação das células endoteliais e, portanto, a recuperação de seus vasos sanguíneos.

Os pacientes foram divididos em três grupos. Dez foram submetidos a um tratamento que envolvia a audição de suas músicas preferidas durante 30 minutos por dia, 33 passaram por um treinamento físico aeróbico diário, e outros 31 pacientes foram submetidos a um tratamento que combinava tanto os exercícios físicos quanto a audição de música.

Três semanas após o início do experimento, os pesquisadores perceberam que os marcadores analisados haviam aumentado sua concentração no sangue dos três grupos de pacientes. Os voluntários que obtiveram os melhores resultados — apresentando uma taxa de função endotelial significantemente maior que os outros — foram aqueles que combinaram o tratamento musical com os exercícios físicos
Eles foram seguidos pelo grupo que utilizou apenas os exercícios físicos e, em último lugar, apareceu o grupo que se utilizou apenas da música em seu tratamento. "Os benefícios da música para a saúde vascular podem ter acontecido por causa das endorfinas liberadas pelo cérebro quando ouvimos as músicas que gostamos”, diz Ilic.
Segundo a pesquisadora, a audição de música pode ser usada em conjunto com os exercícios físicos para melhorar a função endotelial e ajudar na recuperação de pacientes com doenças coronárias. “Não há uma música ideal para todos; os pacientes devem escolher aquelas que aumentem suas emoções positivas e os deixem felizes e descontraídos."